Topo

Assistente virtual do Xbox One precisará de Kinect para funcionar

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 12h13

Em breve a Microsoft vai liberar uma atualização de sistema para o Xbox One que, entre outras novidades, promete mudar a cara da interface e adicionará a Cortana, assistente virtual que funciona com comandos de voz. Porém, para funcionar, a assistente vai requerer o Kinect. A informação aparece no rodapé da página com as novidades no site oficial do Xbox e no final do vídeo de divulgação. Antes disso, não era clara a obrigatoriedade do acessório.

O acessório, que agora é opcional, fazia parte da proposta inicial da Microsoft para o Xbox One, porém também era um fator que encarecia o videogame, que originalmente custava US$ 500 nos EUA. No Brasil, o Xbox One com Kinect incluso tem preço sugerido de R$ 2.299.

Inicialmente a Cortana só vai entender os idiomas inglês, francês, Mandarim, italiano e espanhol. A empresa não revelou se a assistente do Xbox One vai receber uma atualização para o português brasileiro em uma futura atualização. No Windows 10, os consumidores brasileiros vão conseguir falar com o programa usando o português a partir de 2016.

A "nova experiência" do Xbox One foi apresentada na E3 2015 e ainda não tem data certa de lançamento, mas está prevista para chegar no outono dos Estados Unidos (que vai de 23 de setembro e a 21 de dezembro).

Entre as novidades dessa atualização, a Microsoft promete melhora no desempenho, melhorar a experiência de jogo e visual renovado para a tela inicial.

Segundo a fabricante, o maior motivo por trás da repaginada da interface é tornar a experiência do usuário mais rápida, seja na hora de encontrar um jogo, falar com os amigos ou ver o que há de novo.