Topo

Fã desenvolve adaptador de jogos de MSX para o Game Gear

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 12h47

Quem é jogador das antigas certamente se lembrará do saudoso MSX, o microcomputador lançado em 1983 no Japão e que fez grande sucesso no Brasil, com uma legião de fãs bastante fiéis até hoje. Foi nele que grandes clássicos como “Metal Gear” e “Castlevania” surgiram em plataformas domésticas, por exemplo.

Pois então, algo bem interessante no perfil técnico do aparelho é que ele usa o microprocessador Z-80A (Zilog) de 8 Bits, usado em vários sistemas, entre eles o Master System e o portátil Game Gear, ambos da Sega. E a boa notícia para os fãs do MSX é que um adaptador conhecido como GGMSX está em desenvolvimento no Japão para o Game Gear.
 
O GGMSX ainda está em fase de testes e não se sabe se algum dia chegará a ser fabricado e vendido para o público. Além do adaptador, uma placa adicional deve ser soldada na placa-mãe do Game Gear. Uma vez conectado, o dispositivo portátil será então capaz de rodar praticamente qualquer cartucho do MSX 1 (e apenas dele, jogos do MSX 2 não irão funcionar, pelo menos por enquanto). Já imaginou que maravilha, para você fã do MSX, poder jogar seus games favoritos da plataforma em um videogame portátil?
 
Confira abaixo um vídeo do adaptador em funcionamento, rodando o clássico "Nemesis" (também conhecido como "Gradius") no Game Gear.