Topo

Playground: Meninas contam como encarar e combater o machismo nos games

Propaganda de "Combat Arms", considerada sexista, fomentou mais uma vez a discussão sobre machismo nos games - Divulgação
Propaganda de "Combat Arms", considerada sexista, fomentou mais uma vez a discussão sobre machismo nos games Imagem: Divulgação

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 12h51

Recentemente uma campanha publicitária reascendeu uma discussão sobre o sexismo e machismo que acontece nos videogames. Porém o tiro saiu pela culatra:  a propaganda recebeu muitos votos de "Não Gostei" no YouTube. Seria isso o sinal de que a sociedade está partindo para a aceitação das garotas nos games? Sim. Mas ainda existe muita coisa que deve ser mudada para chegarmos a um 'mundo perfeito'.

As garotas que jogam estão sujeitas a agressões verbais e são expostas a situações constrangedoras. Porém existe uma forma de lutar contra isso e esse é o papo que rola no Playground dessa semana. Flavia Gasi, Priscila Ganiko e Cristina Santos contam como é viver num mundo no qual as mulheres não podem jogar videogames somente pelo fato delas serem mulheres.

"Antigamente eu tentava discutir com o cara, mas agora eu nem perco meu tempo. Xingou, tá querendo me esculachar, se desfazer de mim eu bloqueio", disse Cristina Santos, a garota brasileira que tem o maior Gamerscore, os pontos de conquistas que são dados nos jogos de Xbox.

As convidadas contam essas e outras histórias de como são tratadas nos games e também como elas fazem para se livrar desse tipo de assédio no programa que você ouve logo abaixo:

Participe você também do podcast mandando mensangens para o e-mail uol-jogos@uol.com.br. Além disso você pode soltar a voz e gravar uma mensagem pelo no WhatsApp e enviar para a equipe pelo número (11) 99804-3762.

Você pode escolher entre ouvir o programa logo acima, fazer o download ou assinar o Playground para ouvir o podcast assim que ele estiver disponível. Veja logo abaixo as opções:

Faça o download do programa
Assine no iTunes
Assine o RSS no seu agregador de podcasts favorito

Desce pro play

O Playground é um podcast da equipe de UOL Jogos. Nele a redação discute de games retrô aos mais atuais, além disso falamos sobre os filmes, quadrinhos e tudo aquilo que envolver a mídia.

Podcast é como se fosse um programa de rádio, porém, no lugar de ouvir ao vivo, você baixa o arquivo no seu computador, tocador de MP3, smartphone e ou qualquer outro aparelho que toque arquivos em MP3.

Para saber mais

Mulheres superam machismo e fazem sucesso falando de games no Xbox;
Publicidade de games abandona machismo, mas já fez muito feio no passado;
Sexismo em jogos online é fruto da insegurança masculina, diz estudo.