Topo

Estúdio gaúcho faz homenagem a clássico jogo de corrida com "Horizon Chase"

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

14/08/2015 19h02

Entre o realismo extremo de games como "Gran Turismo" e "Forza" e o estilo bagunceiro de "Mario Kart" e similares, poucos jogos buscam o estilo mais arcade de clássicos como "OutRun" e "Top Gear".

"É esse estilo mais retrô que buscamos com o 'Horizon Chase'", conta Jesús Fabre, assessor de imprensa da Aquiris, estúdio gaúcho que trabalha no game para celulares e tablets.

Em produção desde o início do ano e com lançamento marcado para dia 20 de agosto ao preço de US$ 3, "Horizon Chase" é praticamente uma versão remasterizada do próprio "Top Gear", game de corrida sucesso absoluto no SNES aqui no Brasil - mas que no exterior não é lá muito conhecidos, sabia?

Com 16 carros e 73 pistas, ambientadas em 32 cidades pelo mundo - incluindo algumas do Brasil, como Brasília e Salvador -, "Horizon Chase" conta até com o mesmo compositor musical de "Top Gear", o escocês Barry Leitch.

"O Barry ficou muito surpreso quando entramos em contato, ele não sabia que 'Top Gear' era tão popular por aqui", revela Fabre.

Pelo teste feito em uma versão quase completa do jogo durante a Gamescom, a ideia de reviver o espírito "Top Gear / Outrun" foi mais do que bem sucedido.

"Horizon Chase" é rápido, os controles respondem com agilidade e a trilha envolve com repetidas batidas eletrônicas. Até mesmo a movimentação dos carros e cenários remete a "Top Gear".

"Na verdade, foi um dos maiores desafios recriar esse efeito. As primeiras versões do jogo não faziam isso muito bem, tivemos de olhar vários tutoriais e fazer muitos testes até acertar", explica Jesús.

Apostando no formato premium de game mobile, a Aquiris já pensa também em produzir uma versão para PC, com mais conteúdo e gráficos aprimorados. Versão para consoles? A produtora não descarta, mas ainda não está nos planos.