Topo

Fora do "FIFA 16", Corinthians será exclusivo do "PES 2016"

Vitória da Konami: Corinthians fecha exclusividade para aparecer no "PES" - Reprodução
Vitória da Konami: Corinthians fecha exclusividade para aparecer no "PES" Imagem: Reprodução

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

19/08/2015 21h04

O Corinthians será time exclusivo do "Pro Evolution Soccer 2016".

A informação veio por meio do departamento de marketing do clube que disse ter fechado parceria com a Konami.

Além disso, o clube confirmou também não ter chegado a um acordo com a Electronic Arts para que o clube aparecesse em "FIFA 16". Segundo o Corinthians, o valor oferecido pela EA para licenciar o clube no game não agradou.

Além de Palmeiras e Corinthians, que já tiveram suas presenças em "Pro Evolution Soccer 2016" confirmadas, outros 17 clubes brasileiros já garantem que aparecerão no game da Konami, conforme apurou o UOL Jogos.

A exemplo de Corinthians e Palmeiras, as demais equipes aparecerão no "PES" com seus escudos e nomes reais. Os atletas dos times paulistanos aparecerão com seus nomes e feições reais, mas jogadores que não quiserem aparecer no game têm liberdade para tal.

Oficialmente, a Konami recusa-se a comentar o assunto.

Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Joinville, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Sport e Vasco aparecerão no "PES".

Flamengo alega ainda estar negociando sua aparição.

Paralelamente, apenas quatro clubes já confirmam que aparecerão no "FIFA 16": Coritiba, Grêmio, Santos e Ponte Preta.

Além dos clubes, "Pro Evolution Soccer 2016" também terá estádios brasileiros, como Arena Corinthians, Morumbi, Vila Belmiro e Mineirão, conforme revelado pela Konami. "FIFA 16" não terá nenhuma arena nacional.

Com versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360, "Pro Evolution Soccer 2016" será lançado no dia 15 de setembro.

Por sua vez, "FIFA 16" chega uma semana depois, dia 22 de setembro, em versões para as mesmas plataformas.

Problemas de licenciamento

No ano passado, a EA alegou que supostas "mudanças no processo de licenciamento no Brasil" impediram que os times figurassem no "FIFA 15".

O concorrente "Pro Evolution Soccer 2015" teve os times brasileiros, mas muitos em estado incompleto, com nomes e rostos genéricos para vários jogadores.