Topo

Playground: Editores contam os desafios de se fazer revistas de videogame

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 12h00

Nos tempos atuais fazer uma revista de videogame não é nada fácil: competir com a internet é uma tarefa difícil para os editores de revista, que acabam bolando ideias bacanas para o material impresso – e que cada vez está se especializando cada vez mais.

E é sobre essa difícil missão que é o assunto do o Playground dessa semana que conta com a participação de Humberto Martinez, editor da Revista Oficial do PlayStation, e Igor Andrade, editor da Nintendo World. Os editores contam as facilidades, dificuldades e também sobre o mercado impresso da área.

Uma das cartas na manga dos editores é o trabalho gráfico da revista, que precisam ser bonitas para o leitor “Tem sites que vendem a arte original, lugares para você comprar um quadro... Mas ainda tem muito leitor que destaca uma página dupla de uma revista e colar na parede”, conta Humberto.

Além disso, os editores precisam sair com um conteúdo bem quente e que precisa ser noticiado da melhor forma possível. Foi isso o que aconteceu com a Nintendo World que trouxe um especial sobre a morte de Satoru Iwata em sua última edição. “Nós tivemos que mexer na revista [em cima da hora] para colocar um especial de oito páginas”, conta Igor.

Esses e outros assuntos, de como se tornar um repórter de videogame, por exemplo, estão no programa dessa semana que pode ser ouvido logo abaixo. Você também pode baixar o programa ou ainda assinar gratuitamente o nosso podcast em seu smartphone ou tablet pela iTunes Store ou em seu agregador de podcasts favorito.

Participe do Playground! Nosso e-mail é uol-jogos@uol.com.br. Você também pode mandar uma mensagem para nosso WhatsApp pelo número (11) 99804-3762. Vem e desce pro Play!

Faça o download do programa
Assine no iTunes
Assine o RSS no seu agregador de podcasts favorito

Desce pro play

O Playground é um podcast da equipe de UOL Jogos. Nele a redação discute de games retrô aos mais atuais, além disso falamos sobre os filmes, quadrinhos e tudo aquilo que envolver a mídia.

Podcast é como se fosse um programa de rádio, porém, no lugar de ouvir ao vivo, você baixa o arquivo no seu computador, tocador de MP3, smartphone e ou qualquer outro aparelho que toque arquivos em MP3 para ouvir na hora que você quiser.

Para saber mais

Conheça a história da Videogame, uma das revistas de jogos eletrônicos mais antigas do Brasil
Conheça a história e curiosidades da antiga revista Gamers
Conheça a história da Super Game Power e descubra quem foi a Marjorie Bros