Topo

Designer de "The Witcher 3" criou jogo de cartas Gwent durante banho

Card game virou febre entre jogadores de "The Witcher 3: Wild Hunt" - Divulgação
Card game virou febre entre jogadores de "The Witcher 3: Wild Hunt" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 10h00

Em entrevista com o Kotaku do Reino Unido, o designer de gameplay Damien Monnier discutiu um pouco das origens de Gwent, o surpreendentemente viciante jogo de cartas de "The Witcher 3: Wild Hunt".

De acordo com Monnier, ele estava com dificuldade em elaborar um novo minigame, que serviria como substituto para o pôquer com dados de "The Witcher 2: Assassin of Kings". Durante um fim de semana, ele e um amigo discutiram várias ideias, mas não chegaram ao um consenso do que o jogo poderia ser.

No domingo Monnier, exausto, decidiu tomar um banho para relaxar, e foi daí que surgiu a epifania.

"'Volte aos fundamentos'", pensou o designer, já pensando em um jogo de cartas. "Você tem um número maior do que o de outra pessoa, e aí há coisas que afetam este número. Algumas cartas o dobram, outras o diminuem, e no fim das contas o desafio vem da mão inicial. Então, é sobre administrar esta mão e blefar".

Monnier pensou nas regras gerais de Gwent ainda durante o banho, e no dia seguinte levou a ideia ao diretor do estúdio, Adam Badowski, com dois decks já elaborados. O executivo adorou o conceito, e logo o jogo virou uma febre dentro da CD Projekt.

Virando o jogo

O designer também revelou, durante a entrevista, que originalmente Gwent seria um jogo de três jogadores, mas que o número diminuiu para dois pela equipe nunca ter ficado satisfeita com a interface de usuário.

"Mostrar dois lados, além do seu lado, era um pesadelo", explicou Monnier.

Além disso, os desenvolvedores criaram as diversas vantagens e cartas extras para refletir a progressão de personagem do próprio Geralt.

"É a primeira vez na minha carreira que concordei em usar um modelo 'pay to win'", disse. "Sabíamos que só seria um singleplayer e que deveria seguir a mesma curva em que, no final de 'Wild Hunt', você é o melhor bruxo, você é incrível e pode matar todo mundo. É o mesmo com Gwent: Ao fim dele você é o mestre Pokémon, você pega todos e vira o melhor, pronto".

Para Monnier, é possível fazer uma versão para o mundo real de Gwent, desde que sejam aplicadas algumas mudanças.

"Você limita o número de cartas de Herói, que são as mais poderosas, para no máximo quatro. Aí o jogo fica muito mais balanceado", opinou o designer.

"The Witcher 3: Wild Hunt" está disponível no PC, PS4 e Xbox One. A primeira expansão do jogo, "Hearts of Stone", será lançada na próxima terça - com direito a versão em caixa que traz dois baralhos de Gwent, das facções Monstro e Scoia'tael.