Topo

'PreySteixon!' Conheça a história de amor e ódio entre Yudi e os videogames

Yudi Tamashiro atraiu milhares de pessoas para o estande da Sony na BGS 2015 - Reinaldo Canato/UOL
Yudi Tamashiro atraiu milhares de pessoas para o estande da Sony na BGS 2015 Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Pablo Raphael e Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

11/10/2015 14h13

Muito antes dos consoles PlayStation chegarem oficialmente ao Brasil, a marca já era parte do imaginário de toda uma geração de jogadores - e não foram poucos que quando pequenos, sonharam em ganhar um PS2 sorteado por Yudi Tamashiro, que apresentou o programa "Bom Dia & Companhia", do SBT, entre 2005 e 2012.

"No começo o programa era gravado e era bem diferente", relembra Yudi em uma conversa com UOL Jogos durante o Brasil Game Show. "Foram dois anos assim, mas tudo mudou quando o Sílvio Santos nos chamou no camarim e falou que a partir do dia seguinte o programa seria ao vivo e teria sorteios de PlayStation 2 e de outros brinquedos. Ao vivo de segunda a segunda!".

Yudi conta a história do Virado no Jiraiya - Reprodução/MDM - Reprodução/MDM
"Virado no Jiraya", rendeu a Yudi fama internacional. "Me chamaram para fazer shows no Japão". O Artista fez 9 apresentações na terra do Sol nascente.
Imagem: Reprodução/MDM

Yudi aprendeu fazendo. Bom de improvisos, o apresentador criou uma de suas marcas registradas naqueles primeiros dias: "Eu morava em Santos e gostava muito de funk já naquela época. Daí criei o funk do Yudi: É quatro, zero, zero, dois... tinha que falar o número, né? Oito, nove, dois, dois, é o funk do Yudi que vai dar PlayStation 2".

Não demorou para o público do programa começar com os gritos de "PlayStation! PlayStation!" quando Yudi rolava a roleta do "Bom Dia & Cia". O apresentador ficou associado para o resto da vida com o console da Sony.

Apesar da fama, Yudi nem sempre gostou da associação: "Eu era muito novinho e achava que os caras estavam me tirando, que queriam me zoar com isso. E aí, é aquela coisa, apelido só pega quando a gente não gosta, quando fica com raiva mesmo", conta o artista.

"Eu ficava bravo, todo lugar que eu ia o pessoal ficava repetindo 'PreySteixon! PreySteixon!'  e isso foi se espalhando pelas redes sociais. Todo mundo ficava querendo pegar no meu pé, me zoar".

Hoje, Yudi diz que fica feliz com a associação. "Querendo ou não, eu fiz parte de uma geração enorme. Hoje eles não são mais crianças, são adultos, vejo moleques gigantes, boladão, que vem falar comigo emocionado: `Meu, você fez parte da minha infância, você é o cara!', eu fico muito feliz de ouvir isso".

"Eu ficava bravo, todo lugar que eu ia o pessoal ficava repetindo 'PreySteixon! PreySteixon!'  e isso foi se espalhando pelas redes sociais. Todo mundo ficava querendo pegar no meu pé, me zoar".

Fora do "Bom Dia & Cia", Yudi seguiu a carreira artística e enveredou para a black music, mas não conseguiu se afastar muito da cultura nerd. Seu maior sucesso, "Virado no Jiraya", rendeu a Yudi fama internacional. "Me chamaram para fazer shows no Japão", conta o artista que fez uma turnê com 9 apresentações na terra do Sol nascente.

De volta para a TV

Yudi deixou o "Bom Dia & Companhia" quando percebeu que não era mais o garotinho bonzinho que apresentava o programa infantil do SBT. "Eu já curtia baladas, mulheres, bebida, essas coisas que fazem parte da vida de todo ser humano", explica. "Não dava mais para continuar lá, me sentia limitado".

"Fiz uma aposta louca indo para a Fazenda em 2013, mostrar essa mudança, mostrar quem eu era. Podia ter dado tudo errado, mas deu muito certo!".

Agora, porém, Yudi ensaia a volta para a TV, com um programa totalmente novo - e ainda mantido em segredo - sobre cultura de rua. "Comecei a gravar nessa semana. Vai ter as coisas que eu curto hoje, vai ter muito skate, muito grafite, dança, música, ações na periferia, em ONGs".

Yudi já mostrou o projeto para alguns apresentadores e diretores, mas não fechou com nenhuma emissora ainda. "Eu quero ver a liberdade que a emissora vai me dar para fazer o programa do meu jeito".

Mesmo envolto em mistério, Yudi já avisa: "O novo programa vai ter PlayStation, claro! Muito PlayStation!".

"Fiz uma aposta louca indo para a Fazenda, mostrar essa mudança, mostrar quem eu era. Podia ter dado tudo errado, mas deu muito certo!".

Yudi conta a história de quando seu primo ficou doente - Pablo Raphael/UOL - Pablo Raphael/UOL
"Quando eu era pequeno, tinha um problema de convulsões, meu primo também tinha esse problema e ele estava jogando 'Resident Evil' comigo no PSOne. Quando chegamos no chefão final do game, ele estava jogando e começou a passar mal. Eu achei que ele estava imitando o monstro do jogo, reclamei e peguei o controle. Quando venci, estava super feliz comemorando que fechei o 'Resident' e vi que estava deitado, até falei para ele: 'Meu, como você consegue dormir numa hora dessas?'. Foi quando vi que ele tinha desmaiado! Levei a maior bronca da minha mãe!".
Imagem: Pablo Raphael/UOL