Topo

Dois anos depois, "GTA V" ainda é um dos jogos mais populares do mundo

Um dos últimos grandes jogos da geração PS3/X360, "GTA V" segue fazendo sucesso no PC, PlayStation 4 e Xbox One - Divulgação
Um dos últimos grandes jogos da geração PS3/X360, "GTA V" segue fazendo sucesso no PC, PlayStation 4 e Xbox One Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 16h29

Lançado em setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360, "Grand Theft Auto V" já tem mais de dois anos de idade e segue firme como um dos jogos mais populares dos últimos anos, graças às novas edições (PlayStation 4, Xbox One e PC receberam versões do jogo) e ao viciante modo multiplayer online.

Em 2013, "GTA V" foi alçado ao título de maior lançamento da história do entretenimento, faturando US$ 1 bilhão nas primeiras 24 horas, entre outros números mirabolantes. Este ano, quando o jogo chegou aos computadores em sua versão definitiva, o fenômeno se repetiu: "Grand Theft Auto V" vendeu 1 milhão de cópias para PC no primeiro dia - nada mal para um jogo com quase 2 anos de idade.

Para quem tem um computador de ponta, a versão PC de "Grand Theft Auto V" traz gráficos superiores aos vistos nos consoles atuais, mas só o incremento visual não é o bastante: o game ganhou novas músicas e ferramentas de edição de vídeo. O chamado Modo Diretor de "GTA V" chegou posteriormente ao PS4 e ao Xbox One, para a alegria dos fãs e diretores de cinema amadores.

IMAGINAÇÃO É O LIMITE NO EDITOR DE VÍDEOS DE "GTA V"

Start

"GTA V" de PC conta também com suporte para "mods", as populares modificações feitas pela comunidade e que permitem desde alterar o visual dos personagens (colocando Homem de Ferro ou Goku no lugar de um dos protagonistas do jogo, por exemplo) até melhorias visuais impressionantes - sim, é possível deixar um jogo que roda em resolução 4K ainda mais bonito e realista.

Multiplayer viciante

Mesmo com versões atualizadas e cheias de recursos, a maior razão para a longevidade de "Grand Theft Auto V" é o celebrado modo GTA Online, modalidade multiplayer que coloca os jogadores juntos em missões cooperativas e atividades competitivas diversas nas ruas de Los Santos e do Blaine County.

Cerca de 8 milhões de pessoas jogam "GTA V" online todas as semanas, revelou a Take-Two em seu último relatório para investidores. O número é maior do que o total de jogadores ativos no mesmo período no ano passado, o que indica que a base de jogadores de GTA Online está crescendo com o passar do tempo e não diminuindo, como seria de se esperar em outros games. Para efeito de comparação, os jogos de tiro "Battlefield 4" e "Battlefield Hardline" possuem 6 milhões de jogadores online ativos por mês.

Para a Rockstar Games, GTA Online é uma verdadeira mina de ouro: Para jogar, é preciso possuir uma cópia de "GTA V", o que evita que o jogo vá parar nas prateleiras de games usados. Além disso, não faltam opções de microtransações no jogo. É possível comprar "boosts" de experiência e peças de roupa, por exemplo. Sim, você pode conseguir todos os itens que deseja com os GTA$, a moeda do game, simplesmente jogando por tempo o bastante.

O modo GTA Online chegou depois do lançamento de "GTA V" para PS3 e Xbox 360 e começou simples, com poucas modalidades (mata-mata, corridas e missões cooperativas simples), além das possibilidades de personalização e compra de carros e apartamentos.  Ao longo dos meses seguintes, a Rockstar investiu em atualizações constantes para o jogo, recebendo novas atividades, roupas e veículos, culminando com a chegada dos Heists.

Os Heists são grandes missões cooperativas divididas em etapas. Essas missões adotam o mesmo conceito dos golpes da campanha solo de "GTA V". Os jogadores devem reunir um grupo, escolher um plano e cuidar dos preparativos - essa etapa pode ser cumprida pelos membros do grupo do jeito que preferirem, sem um caminho pré-determinado. Feito isso, o grupo parte para roubar algum grande objetivo e depois é preciso, claro, escapar com vida.

Nos consoles

Jogar "GTA V" em um PC de ponta é uma experiência bem distinta de jogar o game original de 2013, mas mesmo nos consoles atuais (PS4 e Xbox One) há novidades o bastante para colocar o jogo acima de uma mera remasterização. Quando saiu em 2014, a versão "next-gen" de "Grand Theft Auto V" já trazia gráficos melhores e um envolvente modo de jogo em primeira pessoa, além de um mundo mais populoso e variado para explorar.

O modo multiplayer até hoje recebe atualizações constantes e mesmo o editor de vídeos, antes exclusivo dos computadores, está disponível para quem joga no PlayStation 4 ou no Xbox One.

Infelizmente, o jogo perdeu um pouco a força nos consoles veteranos: "GTA V" de PlayStation 3 e Xbox 360 deixaram de receber atualizações em setembro. "Em algum ponto nós chegaríamos ao limite da capacidade técnica do que os consoles antigos podem fazer em cada nova atualização do game", explicou a Rockstar, que continua dando suporte para o game, mesmo sem adicionar novidades.

Com legendas e menus em português, "Grand Theft Auto V" está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

ASSISTA À VIDEOANÁLISE DE "GRAND THEFT AUTO V"

Start