Topo

"Minecraft" terá versão para ser usada nas escolas

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 11h23

Muitos educadores falam sobre as vantagens de "Minecraft" no aprendizado de crianças e adolescentes e agora eles terão mais o que falar, já que a Microsoft anunciou que vai fazer uma versão do game propícia para escolas que estará disponível à partir do início do ano letivo das escolas norte-americanas, no terceiro trimestre de 2016.

Essa é a continuação do trabalho que a produtora Mojang, vinha desenvolvendo no projeto MinecraftEdu para criar o "Minecraft: Education Edition" desenhado especialmente para as salas de aula. Entre as novidades do novo jogo é prometido um modo multijogador para até 40 pessoas, mapas melhorados com coordenadas para ajudar a navegação colaborativa e os educadores podem tirar fotos das obras de seus alunos e guarda-las em um portfólio digital.

A Microsoft informa que tem planos de cobrar US$ 5 por usuário por ano, entretanto vai disponibilizar uma versão de testes à partir do terceiro trimestre de 2016.

Mesmo que essa seja o primeiro passo da Microsoft para levar o jogo para a sala de aula, diversas escolas ao redor do mundo já usam o jogo. A empresa diz que essa é uma boa ferramenta para ensinar aos jovens "cidadania digital, empatia, habilidades sociais e alfabetização".

Até a publicação dessa notícia, a Microsoft não divulgou quais outros países além dos EUA vão receber o "Minecraft: Education Edition".