Topo

Como a interatividade possibilita histórias que só os games podem contar

"Undertale" é um desses jogos que têm uma história praticamente impossível de ser convertida para outros meios - Arte/UOL
"Undertale" é um desses jogos que têm uma história praticamente impossível de ser convertida para outros meios Imagem: Arte/UOL

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 12h31

Desde a pré-história a humanidade vem descobrindo formas diferentes para contar histórias. Das pinturas nas cavernas aos papiros, passando por livros, rádio, cinema, televisão e, claro, os videogames. Estamos presenciando novas histórias que podem ser apreciadas apenas nos jogos e que de nenhuma forma seria tão bem aproveitada caso fossem transportadas para outros meios.

A comovente história dos pais do garoto Joel, que luta contra o câncer em "That Dragon, Cancer". A trajetória de descoberta em "Undertale". A luta pela sobrevivência de Chell em "Portal". O amor de Joel por sua filha, que é mostrado na abertura em "The Last of Us". Esses são poucos exemplos de jogos que usam as mecânicas dos games como ferramentas para contar histórias de todos os tipos, do drama à comédia, passando pela ação e RPG.

Em filmes, livros ou séries de TV você é apenas um espectador, não toma decisões sobre o que o personagem vai fazer, enquanto os videogames têm a premissa de ao menos deixar o jogador interagir com os cenários, observar detalhes e até decidir qual caminho seguir em uma história.

Esse é o tema do Playground dessa semana, no qual a equipe de UOL Jogos discute e traz exemplos de quais jogos devem ser jogados e descobertos para te levar a aventuras nunca antes imaginadas e que você pode ouvir logo abaixo.

• Faça o download do programa
• Assine gratuitamente no iTunes
• Receba o Playground no seu aplicativo de podcasts favorito
• Participe do nosso grupo no facebook

Desce pro Play - e traga seus amigos!

Você pode participar do Playground enviando sua opinião, comentário, crítica ou sugestão para uol-jogos@uol.com.br e envie sua mensagem de texto ou áudio para nosso WhatsApp pelo número (11) 99804-3762.

O Playground é um podcast da equipe de UOL Jogos. Nele a redação discute de games retrô aos mais atuais, além disso falamos sobre os filmes, quadrinhos e tudo aquilo que envolver a mídia.

Você pode baixar o arquivo de áudio para ouvir em seu smartphone ou computador clicando aqui. Mas se quiser, pode assinar gratuitamente o podcast Playground de UOL Jogos. Se você tem um iPhone, basta procurar por Playground no app Podcasts ou clicar aqui. Quem usa aparelhos Android ou Windows Phone, pode receber os podcasts clicando aqui para receber nosso feed.

Dessa forma, você recebe o arquivo de graça toda vez que existir uma atualização e ouve quando quiser. 

O Playground é um podcast produzidor por UOL Jogos e UOL Música Deezer.