Topo

Saiba como usar o fone da Apple no controle do Xbox One

Conectores fone de ouvido - Reprodução - Reprodução
A diferença está na ordem da conexão para microfone e a área destinada ao aterramento. Enquanto em um fone comum (esquerda) o aterramento está no último anel, próximo da base do pino, nos fones da Apple (direita) a parte responsável por essa conexão está no penúltimo segmento do conector.
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/02/2016 15h58

Uma novidade pouco alardeada para o Xbox One em 2015 foi a reformulação - ao menos em parte - do controle padrão do videogame realizada pela Microsoft na metade do último ano. O joystick manteve praticamente seu layout intacto, porém a sensibilidade dos botões de ombro (LB e RB) foi recalibrada e o acessório passou a contar com entrada para fones de ouvido na sua parte inferior.

O que seria uma ótima característica para os donos do controle, porém, acabou se tornando um inconveniente para quem pretendia usar fones de ouvido da Apple, artigo praticamente insperável de quem tem um iPhone ou iPad. Reconhecidos pela sua qualidade, esses fones possuem características distintas no conector em relação a um fone padrão, o que gera um barulho estranho que inviabilizava sua utilização.

Normalmente, fones estéreo para celulares têm a função de microfone embutida. Seus conectores são divididos em quatro seções: uma para a "esquerda" do som, uma para a "direita", uma porção para o microfone e outra para o aterramento da peça, o que ajusta a evitar chiados e outras interferências. Na imagem abaixo, é possível ver como essas partes são organizadas em um fone comum e em um da Apple.

A solução para corrigir isso é vista no vídeo do início do texto (em inglês). O primeiro passo para tal é, com o fone plugado, apertar duas vezes o botão Xbox no centro do controle e, em seguida, ir até a engrenagem que simboliza as configurações do console. No menu da esquerda haverá algumas opções: basta desativar o microfone (primeira opção) e depois reduzir ao mínimo o "Monitoramento de Microfone".

Uma vez feito isso, o problema estará resolvido. Os fones da Apple também funcionam no PlayStation 4, mas no console da Sony não há a necessidade de configurações adicionais.