Topo

Chefe da Epic acusa Microsoft de tentar monopolizar mercado de games no PC

"Gears of War: Ultimate Edition" para PC só está disponível na Windows Store - Divulgação
"Gears of War: Ultimate Edition" para PC só está disponível na Windows Store Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/03/2016 13h02

Em um artigo para o jornal inglês The Guardian, Tim Sweeney, chefe do estúdio Epic Games - responsável por jogos como "Unreal Tournament" e os primeiros "Gears of War"- acusou a Microsoft de tentar monopolizar o desenvolvimento e mercado de jogos para computador por meio da loja de aplicativos para o Windows 10.

A principal crítica de Sweeney envolve a iniciativa Universal Windows Platform (UWP), que pretende unir plataformas como o Xbox One e o PC por meio do sistema operacional. De acordo com o executivo, ela traz políticas restritivas a desenvolvedores que queiram trabalhar com o Windows 10.

"A Microsoft lançou novas funções para o Windows exclusivamente para a UWP, e está efetivamente dizendo que você só pode usá-las ao se submeter ao controle de seu ecossistema fechado", escreveu.

"Não estou questionando a ideia da Windows Store. Acredito que a Microsoft tenha todo direito de operar uma loja de aplicativos para o PC, e fazer a curação da melhor forma possível", continuou. "Minha crítica está limitada ao fato de a Microsoft estar estruturando seu sistema operacional para beneficiar sua própria loja enquanto prejudica competidores, assim como desenvolvedores e publishers que distribuem jogos diretamente aos seus consumidores".

De acordo com Sweeney, a UWP é feita de forma a tornar impossível - ou ao menos muito difícil - baixar aplicativos comprados na loja por meio de outras fontes, como os sites dos produtores de um game.

"É verdade que se você procurar o suficiente na interface obtusa do Windows, é possível instalar estes aplicativos ao ativar 'side-loading'. Mas ao desativar isso logo de cara, a Microsoft está prejudicando a competição".

O executivo também compara negativamente a Windows Store com plataformas como o Steam, GoG, Origin e as lojas da Riot e da Blizzard, que acredita darem mais liberdade aos produtores e consumidores, e quem em resposta tem um catálogo mais pobre do que seus competidores.

"Sete meses após o lançamento da Windows Store junto com o Windows 10, e o lugar continua vazio de jogos 'third party' e aplicativos chave que definem a experiência no PC. Onde está o Photoshop? 'Grand Theft Auto V'? 'FIFA 2016' (sic)?"

Sweeney disse ter discutido estas preocupações com a Microsoft, incluindo o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, mas não acredita que a conversa tenha surtido efeito.

Em resposta, o vice-presidente da Microsoft Kevin Gallo fez a seguinte declaração:

"A Universal Windows Platform é um ecossistema totalmente aberto, disponível a todos os desenvolvedores, que pode ser apoiado por qualquer loja. Continuamos a fazer melhorias a desenvolvedores; por exemplo, na atualização de novembro do Windows 10, permitimos às pessoas ativar o 'side-load' de aplicativos, sem requerimento de UX".

Jogos exclusivos da Microsoft como "Gears of War: Ultimate Edition" e "Quantum Break" só estão à venda na loja de aplicativos do Windows 10.