Topo

Veja como seria se "Minecraft" tivesse gráficos bonitos

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 16h18

O maior trunfo de "Minecraft" passa longe de ser o seu visual: o mundo do jogo composto por blocos se vale a possibilidade quase infinita de criação, que depende mais da criatividade dos jogadores do que, propriamente, do aspecto técnico para cativar.

Ainda assim, o usuário de YouTube John Alcatraz criou uma versão do game que utiliza o popular (e potente) motor gráfico Unreal Engine 4. A ideia era demonstrar o poderio da ferramenta e, especialmente, da sua função "blueprints" (também conhecida por "projetos"), que nada mais é do que a possibilidade de criar elementos complexos por meio de uma interface gráfica, sem a necessidade de conhecimento aprofundado de programação.

Alcatraz, que não se considera um fã de "Minecraft", também afirma que o mundo criado é gerado de maneira procedurar. Ou seja, seu tamanho é infinito. O visual continua em 2D, com blocos compondo o cenário e texturas dos objetos bastante simples, obtidas em pacotes de uso público. 

Outro ponto interessante é a iluminação, que chega até mesmo a cegar quando a câmera se volta para a fonte de luz do cenário. É possível fazer o download gratuito dessa versão por mesmo deste link.