Topo

6 coisas que você precisa saber sobre Kratos, o herói de "God of War"

Nenhum segredo de Kratos ficará escondido - Divulgação
Nenhum segredo de Kratos ficará escondido Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 12h37

O PlayStation 4 já se encaminha para o seu terceiro aniversário, mas até agora nenhum sinal de vida de aventuras inéditas de Kratos e a série "God of War" no videogame.

O furioso espartano passou batido até pelo aniversário de 10 anos da franquia, celebrado em 2015, que foi timidamente celebrado por uma versão remasterizada de "GoW III" no videogame e a aparição do careca em "Shovel Knight".

Enquanto Kratos não volta, matamos saudades do guerreiro relembrando fatos marcantes e curiosos do personagem:

Kratos iria se chamar Deimos

No início, Kratos não era Kratos, era Deimos. O nome foi descartado para o protagonista da série, mas nunca abandonado, tanto que acabou virando o nome do irmão mais novo de Kratos. Deimos apareceu pela primeira vez em "Ghost of Sparta", do PSP, de 2010, onde fez dupla com o irmão para enfrentar Thanatos. Já houve boatos de que um game da série apresentaria um modo cooperativo com os irmãos juntos, mas isso nunca aconteceu.

Kratos é branco por causa das cinzas da família

A pele de Kratos é branca por conta da maldição de um oráculo. Por ter se colocado à disposição do deus da guerra, Ares, Kratos acabou sendo enganado e matou a própria esposa, Lysandra, e a filha, Calliope. Para nunca esquecer disso, a oráculo condenou Kratos a carregar na pele as cinzas da família, deixando-o totalmebte branco.

Versões conceituais de Kratos

Antes de chegar ao icônico Kratos careca que virou sinônimo da série de ação, a equipe de desenvolvimento do primeiro jogo passou por algumas ideias bem menos convencionais. Dentre as mais notórias, uma delas mostrava Kratos como uma espécie de monge cego carregando uma criança nas costas (não se sabe exatamente quem é o bebê) e outra aparecia como um guerreiro de aspecto tribal, com uma lança na mão, cabelos desgrenhados e adereços que lembram penas.

Convidado especial em vários jogos

Com o sucesso em "God of War", Kratos trilhou o caminho de convidado especial em diversos games. A primeira, e mais inusitada, aparição foi no esportivo "Hot Shots Golf: Out of Bounds", mas depois ele apareceu também em "Soulcalibur: Broken Destiny", "Mortal Kombat", "PlayStation All-Stars Battle Royale", "Shovel Knight" e como 'roupinha' em outros títulos, como "Modnation Racers", "LittleBigPlanet" e "Tearaway Unfolded".

 

Marcas da guerra

Tanto a cicatriz no rosto quanto a tatuagem vermelha de Kratos têm relação com o irmão Deimos. A cicatriz veio quando ainda eram crianças: Ares sequestrou Deimos, Kratos tentou impedir e levou um corte no olho. Por conta do sumiço do irmão, Kratos fez uma tatuagem vermelha pelo corpo, idêntica à marca de nascença do irmão.

Kratos seria azul

Poucos dias antes da produção do primeiro jogo da série terminar, Kratos já exibia o visual que conhecemos, com exceção de um único detalhe: suas tatuagens eram azuis, não vermelhas. Foi aí que alguém percebeu enorme semelhança entre o 'Kratos azul' e o bárbaro de "Diablo II". Às pressas, ajustes foram feitos e o primeiro "God of War" mostrou o espartano com as tattoos vermelhas que conhecemos.