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Colégio em Americana usa games para ensinar História

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 18h23

Procurando aplicar formas mais inovadoras de ensinar estudantes, a professora de História do Colégio Objetivo em Americana (SP), Marili Bassini, propôs um projeto diferente: Usar o conteúdo histórico presente em certos games para aprender mais sobre períodos como a Revolução Francesa e a Segunda Guerra Mundial.

"Observando o interesse dos alunos por jogos, eu comecei a perceber que eles tinham um fundamento histórico que poderia ser explorado em sala de aula de uma forma diferenciada, incentivando os estudantes a pesquisarem sobre o período tratado no jogo", explicou a professora no site de educação Porvir.

No projeto, grupos poderiam escolher qualquer jogo, desde que ele tivesse um "fundamento histórico". A partir daí, os estudantes deveriam pesquisar elementos do game - desde elementos narrativos até figurinos e arquitetura - e conferir se condiziam ou não com o período retratado.

"Eu orientava a pesquisa a partir dos pontos que chamavam a atenção deles, indicando sites e temas de estudo", explicou. "Eu também passava fontes na internet que não tinham informações fidedignas. Assim, eles aprenderam a refinar a busca. A primeira pergunta que fazem agora é 'mas quem escreveu'? Depois de um tempo, esse processo ficou natural, e eles aprenderam a questionar a informação".

No fim do projeto, os grupos apresentavam um vídeo sobre o game e seu período histórico. Para a professora, o resultado final foi melhor do que esperado.

"Nesse dia, aconteceu uma coisa que eu nunca tinha visto em 20 anos de profissão. Quatro grupos de alunos (dentre os 18 que estavam apresentando) me procuraram e pediram para tirar o trabalho deles da apresentação, alegando que queriam refazê-lo, já que tinha ficado inferior aos outros que estavam sendo exibidos."

"Por essa capacidade de autoavaliação, eu achei que o processo todo já tinha dado certo."

Até os alunos conseguiram notar um empenho maior por parte dos colegas em relação a outros projetos.

"Eu quero fazer História na faculdade, então em outros trabalhos tudo caia sempre em cima de mim porque 'ah, ela é boa, ela faz o trabalho inteiro sozinha", explicou uma estudante. "E nesse não. Eu fui tentar ajudar o pessoal do meu grupo, e falavam 'não, isso eu já pesquisei porque vi no jogo tal'."

De fato, para vários jogadores, um dos maiores apelos de séries como "Assassin's Creed" e "Crusader Kings" é a implementação de elementos históricos em sua narrativa ou sistemas de jogo.