Topo

Recorde mundial: jogador leva menos de 5 min para 'zerar' "Super Mario"

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 17h36

Apenas 167 milésimos de segundo: essa foi a diferença de tempo resposável por garantir que um jogador chamado Darbian quebrasse o recorde mundial do clássico "Super Mario Bros.", lançado em 1985 para o popular Nintendinho. Foram necessários 4min57.260s para terminar o game. A marca anterior, também pertencente a Darbian, era de 4min57.427s.

Para se ter uma idea de como ele fez uma partida praticamente perfeita, o melhor tempo possível para terminar o game foi feito por uma ferramenta que automatiza a progressão de Mario pelo cenário. Desta forma, o jogo é completado em 4min54.030s.

Além de utilizar as famosas "Warp Zones", que permitem pular determinadas porções do jogo, Darbian também se utiliza de técnicas desenvolvidas por jogadores ao longo dos anos, como fazer o personagem olhar para o lado oposto ao que corre, pular com frequência e terminar as fases sempre pulando no ponto mais alto do mastro. 

Darbian, que tem um canal no Twitch, utiliza um console e uma TV de tubo para gravar suas tentativas, enquanto a maioria dos jogadores utilizam emuladores para tal. Uma das partes curiosas do vídeo é que o batimento cardíaco do jogador é monitorado, o que mostra a pressão sofrida especialmente nas fases finais.

Com a maioria das técnicas já descobertas pelos jogadores, o cenário competitivo de recordes do tipo para o game ficou bem acirrado, com disputa deixando de ser por segundos e passando a ser por frações de segundo. Com uma passagem praticamente perfeita, é improvável que o recorde de Darbian seja superado nos próximos anos.