Topo

Esports são mais populares entre as mulheres, diz pesquisa

Cenário dos eSports atrai cada vez mais mulheres; público feminino tende a assistir jogos como atividade social e entretenimento - Divulgação
Cenário dos eSports atrai cada vez mais mulheres; público feminino tende a assistir jogos como atividade social e entretenimento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São paulo

19/04/2016 12h43

Uma pesquisa realizada pela consultoria PricewaterhouseCoopers nos Estados Unidos apontou que os esportes eletrônicos tendem a atrair mais a atenção das mulheres. Dentre os entrevistados, 22% das mulheres afirmaram estar envolvidas de alguma forma com os eSports, número que cai para 18% entre os homens.

A pesquisa mostra um contraponto a outra, realizada pelo instituto Nielsen, que afirmava que mais de 80% da audiência da modalidade era proveniente de homens.

"Apesar da diferença ser pequena, ela pode indicar uma tendência ainda incipiente de termos mulheres tão ou mais engajadas com eSports do que os homens. Se considerarmos quem joga, os homens ainda estão em vantagem, porém as mulheres tendem a assistir mais partidas e fazer isso de maneira descompromissada, por diversão, enquanto os homens costumam fazer isso com um viés competitivo", afirmou o estudo.

Jovens e fiéis

A despeito da divisão por sexo, a audiência dos eSports possui pontos comuns entre homens e mulheres. Ela é composta, majoritariamente, por jovens (68% dos entrevistados tinham menos de 35 anos).

E, apesar desse tipo de modalidade ainda precisar atingir as massas (apenas 15% dos entrevistados sabiam da existência dos eSports), o público que é familiar ao tema tende a ser fiel: um a cada cinco dos entrevistados nessas condições assiste ao menos uma partida por semana, sendo que a média de tempo assistindo jogos entre essas pessoas consultadas é de 19 dias por ano.