Topo

Por atrasos burocráticos, três times são punidos na 2ª etapa do CBLoL

Big Gods, Operation Kino e Red Canids são punidas pelo atraso da entrega da papelada de integrantes do time - Reprodução
Big Gods, Operation Kino e Red Canids são punidas pelo atraso da entrega da papelada de integrantes do time Imagem: Reprodução

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 15h51Atualizada em 13/05/2016 17h37

A segunda etapa do CBLoL nem mesmo começou e três times já saem com pontos negativos na tabela de classificação: Big Gods, Red Canids e Operation Kino. Tudo por conta dos times não apresentarem oficialmente a lista de integrantes dos times para a Riot Games até o dia 2 de maio.

A Big Gods, campeã do Circuito Desafiante, foi a maior penalizada e vai começar o 2º Split com 16 pontos negativos, o que praticamente coloca o time já na zona de rebaixamento. "A organização Big Gods não apresentou nenhum nome dentro do prazo limite para inscrições. Uma lista completa, com cinco titulares, dois reservas e um técnico, foi apresentada depois da data determinada", diz o comunicado da Riot Games.

Com isso, mesmo se a Big Gods vencer todas as partidas que disputar, o time chegará ao máximo de 2 pontos, o que praticamente coloca o time nas últimas colocações da etapa.

A Red Canids e Operation Kino também foram penalizadas por atraso na apresentação da papelada dos seus times dentro do prazo estipulado. Dois reservas da OPK foram apresentados depois do prazo e a Red não apresentou os papeis de três jogadores. Com isso a OPK começa o campeonato com -4 pontos na tabela e a Red com -6.

Regras de punição no CBLoL -  -
Mesmo parecendo muito dura, a regra do CBLoL é clara sobre o atraso na apresentação dos jogadores. Veja o texto: "se a equipe não mantiver ao menos cinco titulares, de dois a cinco reservas e um técnico, a equipe receberá uma punição em sua pontuação. (2 pontos serão deduzidos da equipe por jogador irregular/faltante)"

Em comunicado em sua página no Facebook, a Big Gods declarou que "Nós, da comissão técnica da BG, gostaríamos de informar que tomaremos as medidas cabíveis para esclarecer o fato com a Riot Games e nos posicionaremos oficialmente, sobre qualquer novidade do assunto, em nossos canais oficiais".

Já a OPK diz que "houve uma confusão quanto aos prazos por conta de uma ambiguidade textual em um dos e-mails enviados pela Riot. Reconhecemos o nosso erro e aceitamos que regras devem ser cumpridas, contudo, entendemos que a penalidade imposta é desproporcional, considerando o impacto mínimo gerado pelo envio da relação de jogadores fora do prazo".

Até o momento de publicação dessa notícia a Red Canids não se posicionou quanto a penalização de seu time.

Procurada por UOL Jogos, a Riot Games diz que a penalização em pontos para os times é necessária para "proteger jogadores e times" e que as penalidades previstas no regulamento são necessárias para que se mantenha o profissionalismo e a competitividade no cenário de E-Sports no Brasil".

Veja abaixo o pronunciamento da empresa sobre o caso:

"A Riot Games esclarece que, em relação à punição das equipes Operation Kino, Red Canids e Big Gods, conforme análise apresentada aos times, a companhia atestou o descumprimento do regulamento a respeito do prazo de entrega da escalação do time e de documentação dos jogadores. De acordo com as regras estabelecidas, a falta de cumprimento desse prazo resulta na perda de pontos no torneio.

A regra existe para proteger jogadores e equipes, exigindo uma relação formal entre ambos, e para garantir visibilidade e igualdade de prazo a todas as equipes na formação de seus times, da mesma forma em que já ocorre em outros esportes.

A companhia ressalta, ainda, que as penalidades previstas no regulamento são necessárias para que se mantenha o profissionalismo e a competitividade no cenário de E-Sports no Brasil."

A segunda etapa do CBLoL começa no dia 19 de maio. A final do campeonato será no dia 9 de julho no Ginásio do Ibirapuera.