Topo

Jogador faz Windows 95 e "Duke Nukem 3D" rodarem no Xbox One

Clássico dos jogos de tiro, "Duke Nukem 3D" pode ser executado no Xbox One, mas tarefa é complicada - Reprodução
Clássico dos jogos de tiro, "Duke Nukem 3D" pode ser executado no Xbox One, mas tarefa é complicada Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/05/2016 13h09

A chegada da interface do Windows 10 ao Xbox One, prevista para estar disponível a partir da metade do ano, permitirá rodar aplicativos universais para o sistema operacional diretamente do console. E isso pode gerar algumas situações curiosas, como usuário de YouTube vcfan publicou em seu canal.

Utilizando um emulador chamado Dosbox, adaptado para ser utilizado na Plataforma Universal Windows, vcfan conseguiu rodar o sistema operacional Windows 95, que definiu as bases para os padrões visuais das versões desenvolvidas desde então. O Windows 95 em questão estava em um disco virtual dentro do HD do Xbox One, de onde foi executado.

Em seguida, vcfan executou "Duke Nukem 3D", clássico game de tiro da época. O jogo funcionou, ainda que rodando de forma lenta, por não ter seu desempenho otimizado para o hardware do Xbox One. Por fim, ele também demonstrou que o emulador de Super Nintendo ZSNES também é capaz de rodar sob essa versão do Dosbox.

Na ocasião do teste, vcfan também se aproveitou do modo de desenvolvedor do console, também previsto para estrear na metade do ano e que permitirá a criação de pequenos jogos e aplicativos por qualquer dono de Xbox One.