Topo

Jogador com paralisia cerebral comemora acessibilidade de "Overwatch"

Personalização de controles em "Overwatch" permite que pessoas com dificuldades motoras possam aproveitar bem o game - Divulgação
Personalização de controles em "Overwatch" permite que pessoas com dificuldades motoras possam aproveitar bem o game Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/05/2016 13h39

Métodos alternativos para mapeamento de controles têm sido uma maneira inclusiva de permitir que jogadores com dificuldades motoras possam aproveitar determinados games. Um exemplo recente foi "Uncharted 4", que contou com a consultoria de um gamer com deficiência para criar um modo de acessibilidade.

O game da vez nesse sentido é "Overwatch", da Blizzard. Ao permitir que os controles sejam configurados de forma livre, o jogo possibilitou que o jogador Zak, nascido com paralisia cerebral, pudesse jogar satisfatoriamente um game de tiro pela primeira vez. 

"Eu gostaria de agradecer à Blizzard por oferecer quase que infinitas possibilidades de configuração do controle em 'Overwatch'. Não sei se a meta era permitir que pessoas com dificuldades jogassem, mas essas opções permitiram que eu usasse todos os personagens e a sensação é ótima. Por causa de vocês, eu consegui acertar meu primeiro tiro em um videogame", publicou no fórum Reddit.

"Seria realmente legal se alguém da Blizzard visse isso. Eu gostaria que eles estivessem cientes que esse tipo de preocupação importa".

Zak afirma que, além de não conseguir andar, tem sérias limitações no movimento das mãos. "Eu só consigo utilizar uma mão para jogar. Alguns personagens de 'League of Legends' são impossíveis de serem usados por mim. Em jogos de luta, personagens de agarrão também. Já jogos de tiro eram o maior problema".

"Overwatch" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.