Topo

Competentes 'dentro de campo', "FIFA 17" supera "PES 2017" com modo Jornada

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

16/06/2016 14h25

Está valendo. Foi na E3 2016 que EA Sports e Konami entraram em campo com “FIFA 17” e “Pro Evolution Soccer 2017”, respectivamente. Quem gosta de jogar futebol no videogame está bem servido, já que cada um dos games cumpre o seu papel e, de forma geral, oferece diversão e realismo.

Porém, “FIFA 2017” se sobressai ao oferecer pela primeira vez um "Modo História", chamado de Jornada, que vai narrar a carreira de Alex Hunther das carreiras de base ao estrelato na inglesa Premier League, como se fosse um filme. É preciso ir bem não apenas dentro de campo, mas também administrar a vida pessoal do atleta e seu relacionamento com os companheiros de equipe.

Ano passado, aliás, “FIFA” já marcara um gol de placa ao adicionar a opção de jogar com seleções femininas.

Desta vez, além do Modo História, “FIFA 17” ganhou uma nova tecnologia gráfica, o Frostbite, conhecida por dar vida a “Battlefield”. Para marcar a estréia, os principais técnicos da liga inglesa foram recriados de maneira fiel, incluindo José Mourinho, do Manchester United.

Se por um lado ainda não dá pra saber ao certo o quão legal será o Modo História, em compensação é um tipo de iniciativa que mostra a preocupação da EA Sports em oferecer novidades que vão além das quatro linhas virtuais.

Para a Konami, é “PES” ou nada

Outrora uma das principais atrações da E3, em 2016 a Konami sequer teve estande na feira, limitando-se a mostrar “Pro Evolution Soccer 2017” a portas fechadas, algo curioso, senão melancólico, para uma empresa que costumava investir em franquias como “Metal Gear Solid” e “Castlevania”.

Se fora de campo a fase não é boa, para os fãs o que importa é que a próxima versão do jogo está bastante consistente, com melhorias no comportamento dos goleiros e na inteligência artificial dos atletas, que respondem com mais eficiência às investidas do time adversário.

A Konami promete também ser mais assídua na atualização de times e atletas, ponto que ela própria admitiu ter falhado na versão atual.

Resta esperar para ver como cada um dos jogos vai se comportar em relação às licenças locais, algo que “PES” conduziu muito bem no Brasil, garantindo exclusividade de Flamengo e Corinthians, algo que não está garantido para o próximo game.

Em se tratando de narração, “FIFA 17” segue com a dobradinha já tradicional de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, enquanto Silvio Luiz, após quatro anos, está deixando “PES”. Atualmente, a Konami está testando diferentes narradores, sendo Milton Leite um deles. Mauro Beting segue nos comentários.

“FIFA 17” tem lançamento programado para 29 de setembro, enquanto “Pro Evolution Soccer 2017” vai chegar um pouco antes, no dia 20 do mesmo mês. Ambos em versão para PC e videogames, incluindo PlayStation 3 e Xbox 360.