Topo

Como nascem os Pokémon: Designer explica processo de criação de monstrinhos

Design dos Pokémon iniciais - como Rowlet, Litten e Popplio, de "Sun & Moon" - é fundamental para sucesso do jogo - Reprodução
Design dos Pokémon iniciais - como Rowlet, Litten e Popplio, de "Sun & Moon" - é fundamental para sucesso do jogo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 18h37

Em entrevista com o site Gamasutra, o designer Hironobu Yoshida, do estúdio Game Freak, explicou mais sobre o processo de criação dos monstrinhos da série "Pokémon", que há 20 anos captura a imaginação de crianças e adultos em todo o mundo.

Yoshida, que também trabalhou no design da interface de diversos jogos da série, faz parte de uma equipe de 20 pessoas, que tem como missão criar mais das criaturinhas que aparecem em novos títulos da série.

"É sempre um trabalho muito difícil", disse. "Há provavelmente de 5 a 10 vezes o número de ideias em relação ao que aparece no produto final, então é um processo muito complicado".

Um dos maiores desafios é manter os membros da equipe informada das ideias e conceitos criados por outros, para que não se desperdice tempo com visões parecidas.

"Já que há 20 de nós e estamos todos trabalhando em nossas próprias ideias, temos que ter certeza de que não estamos fazendo a mesma coisa", explicou. "Na Game Freak, temos um servidor interno onde podemos divulgar nossos designs e compartilhá-los com o resto do time. Isso nos permite ver o que todo mundo esta fazendo e pegar ideias uns dos outros".

Os designs finais são aprovados por um comitê interno da Game Freak formado por cinco pessoas, que procura explicar via relatórios porque determinado Pokémon foi aceito ou rejeitado, para que a equipe entenda seu processo criativo.

O importante é começar

Na matéria tanto Yoshida quanto o diretor de "Pokémon Sun & Moon", Junichi Masuda, explicaram a importância dos Pokémon iniciais para a franquia, e como seu design acaba se tornando diferente dos demais.

"Acredito que eles representam uma posição importante nos jogos de "Pokémon", claro. Já que é com eles que você começa", disse Masuda.

"Pessoalmente, acho que são eles que deveriam estar na capa", declarou Yoshida. "São eles que são a face da geração, e acredito que, mesmo como designers, acabam sendo mais especiais para nós do que outros Pokémon".

"Há dois estágios de evolução com os Pokémon iniciais, e muitos jogadores os levarão até o final", continuou. "Eles ensinam o básico, então precisamos criar designs que são fáceis de entender - como evoluem, por exemplo - ao mesmo tempo em que torná-los atrativos é muito importante para os jogos".

A nova geração de monstrinhos será lançada em 18 de novembro, com "Pokémon Sun & Moon" para o Nintendo 3DS.