Topo

Tudo o que sabemos sobre o novo "God of War"

Formidáveis novos inimigos aparecerão no caminho de Kratos em sua jornada pessoal - Divulgação
Formidáveis novos inimigos aparecerão no caminho de Kratos em sua jornada pessoal Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

01/07/2016 10h00

Todos esperavam a revelação de um novo "God of War" na E3 2016, mas ninguém podia antecipar que o próximo game da franquia seria tão diferente de seus predecessores.

O Kratos do novo "God of War" não é mais apenas um guerreiro enfurecido com sangue nos olhos, matando e destruindo tudo ao seu redor indiscriminadamente. Agora ele tem um filho que precisa ser protegido e educado. Ah, e também uma barba porque, afinal, estamos em 2016.

Além do que a primeira apresentação em vídeo do game nos mostrou, porém, ainda temos mais perguntas do que respostas sobre a nova aventura de Kratos. Para conseguirmos organizar nossas ideias, UOL Jogos preparou uma lista com tudo o que já sabemos sobre o novo "God of War". Confira!

Assista à apresentação do novo "God of War"

Start

1. O game é um recomeço para a franquia

O novo "God of War" não tem um "IV" no título porque ele marca uma grande mudança na franquia, de acordo com o diretor criativo da série, Cory Barlog. "Estamos reiniciando o relógio", disse ao site VentureBeat.

"Kratos é nosso guia, nossa constante através dessa franquia. Mas estamos basicamente recomeçando todo o resto do zero".

"Colocar um número no título seria eufemizar o que o time de desenvolvimento está tentando fazer. Um número faria parecer que esse jogo é só mais uma sequência, quando na verdade ele é muito mais que isso", afirmou.

2. Este é o Kratos que conhecemos

Mesmo com todas as mudanças, porém, Kratos continua sendo o mesmo Kratos de antes, mas com vários anos de experiência a mais nas costas. É o mesmo personagem dos primeiros games da série, mas muito tempo depois.

Depois de ser enganado por Ares, matar sua família, e partir em uma jornada de vingança que acabou com os deuses do Olimpo, Kratos mudou-se para a gélida região do norte da Europa. Lá, ele construiu uma nova família. Barlog garante que a mãe do filho de Kratos terá um papel importante na história do novo "God of War".

O diretor revela que "Kratos acredita que o poder de deus é uma doença, algo que foi forçado sobre si contra sua vontade". O "herói" quer guiar seu filho para que ele, como um semideus, não cometa os mesmos erros.

God of War Kratos - Reprodução - Reprodução
Kratos tem na barriga uma cicatriz que remete à violenta luta contra Zeus
Imagem: Reprodução

3. O novo game pode não ser tão brutal quanto os anteriores

"[A violência e a fúria de Kratos] são coisas que fizeram parte do desenvolvimento dele como um personagem, e que o conduziram até aqui. Mas esse é um novo capítulo em sua vida", disse Barlog. "Há uma máscara que vestimos para esconder nossa verdadeira natureza de nossos filhos".

Como a exibição da Sony na E3 2016 mostrou, Kratos agora é capaz de controlar sua raiva. Isso quer dizer que os 'ataques finalizadores' do protagonista talvez deixem de ser tão violentos quanto eram antigamente.

4. A demonstração da E3 2016 não estará no jogo final

A introdução a Kratos e seu filho feita durante a conferência da Sony na E3 2016 não estará presente no game final. Aquele trecho do game terá uma narrativa bem diferente, de acordo com os produtores.

Trata-se de uma técnica comum empregada por estúdios para apresentar seus games na E3: criar um recorte do jogo que apresente de maneira sucinta os personagens e mecânicas, sem necessariamente entregar como as cenas ocorrerão na versão final do projeto.

10 curiosidades sobre o novo "God of War"

Start

5. Kratos abandonou suas correntes

Principais armas de Kratos ao longo de suas aventuras anteriores, as Lâminas do Caos provavelmente não aparecerão no novo "God of War".

"Recomeçar do zero nos deu a chance de colocar um elemento novo [como a principal arma de Kratos]", disse Barlog. "Assim, impedimos que os jogadores fiquem se lembrando de como era jogar os games antigos ao longo da aventura".

No lugar das perigosas correntes, Kratos usa um machado que parece ser empoderado por runas mágicas. "O artefato terá grande importância em termos narrativos", garante o diretor.

Sem uma arma básica de longo alcance, Kratos chama o combate para mais perto de si - algo que combina com o novo estilo de câmera empregado pelo game. Com os jogadores mais próximos do protagonista, é mais fácil criar um sentimento de empatia por ele.

6. O filho de Kratos será independente

Ícones no canto da tela vistos durante a E3 2016 parecem indicar que o filho de Kratos é capaz de ganhar experiência em vários campos de atuação, e assim tornar-se mais habilidoso. Barlog revela que o personagem terá liberdade para batalhar por conta própria, tentando distrair oponentes adicionais enquanto Kratos enfrenta um inimigo específico.

As palavras do diretor são cuidadosamente escolhidas para acalmar os fãs que não querem fazer o papel de babá durante o game. "O filho de Kratos será inteligente o suficiente para se cuidar sozinho", garante.

Por outro lado, o jogador também poderá dar ordens ao jovem e direcionar suas ações, caso queira.

10 deuses nórdicos para Kratos matar

Start

7. Ataques especiais e 'upgrades' de armas retornarão

Historicamente, os jogos "God of War" sempre permitiram que Kratos melhorasse seu arsenal de habilidades com ataques especiais e 'upgrades' de armas. A Santa Monica não confirma se o mesmo sistema retornará no novo game, mas garante que os elementos estarão presentes no desenvolvimento do protagonista.

Na demonstração da E3, ícones indicando ataques de corpo-a-corpo e de longo alcance puderam ser vistos na interface de usuário, indicando que Kratos terá habilidades especiais nesses estilos.

A Fúria de Espartano também estará no game, mas ainda não é claro se ela será ativada apenas durante momentos-chave da trama, ou se ela funcionará com base em uma barra que vai sendo preenchida durante as lutas.

8. O game gira em torno da mitologia nórdica

Confirmando rumores que há anos circulam pela internet, a demonstração do novo "God of War" confirmou que o game terá como principal tema a mitologia nórdica. Gigantes e dragões típicos do folclore escandinavo estarão entre os inimigos que Kratos enfrentará ao longo da aventura.

Em uma mesa redonda realizada durante a E3 2016, o diretor Cory Barlog revelou que o novo game quase foi situado no Egito. "A mitologia egípcia foi a nossa segunda opção e metade do time estava convencida que esse seria o melhor caminho", disse.

A decisão a favor da mitologia nórdica veio para que a história pudesse ter um foco maior na jornada pessoal de Kratos. "Tendo muita coisa ao redor dele [como todos os deuses egípcios] iria distanciá-lo do tema central que temos pensado para ele – que é o de um estranho em uma terra estranha".

9. O jogo não terá um modo multiplayer

 

Apresentado aos fãs pela primeira vez em "God of War: Ascension", de PlayStation 3, o modo multiplayer da série não retornará no novo "God of War".

A revelação foi feita por Cory Barlog ao site espanhol Level Up. De acordo com o diretor criativo do game, a equipe de desenvolvimento preferiu focar-se exclusivamente na campanha para um jogador a fim de fazer da experiência do jogo a melhor possível.

10. Não sabemos quando o jogo será lançado

Desenvolvido pelo Santa Monica Studio, o novo "God of War" será lançado exclusivamente para o PlayStation 4... Em algum momento.

Durante a E3 2016, a Sony recusou-se a dar uma data de lançamento concreta para o game. Mais que isso: a produtora não revelou nem uma estimativa para quando teremos a chance de ter a nova aventura de Kratos em mãos. O jeito é esperar sentado.