Topo

Microsoft se inspirou no mercado de smartphones para criar Project Scorpio

Nova plataforma fui anunciada durante a E3 2016 - Divulgação
Nova plataforma fui anunciada durante a E3 2016 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/07/2016 17h13

Em entrevista com o jornal britânico The Guardian, o diretor de programação da divisão Xbox, Mike Ybarra, explicou mais sobre a decisão e filisofia da Microsoft para criar a próxima plataforma da empresa, conhecida como Project Scorpio.

De acordo com Ybarra, a equipe de desenvolvimento se inspirou no mercado de smartphones para a criação da plataforma, em especial com relação ao sistema de compatibilidade de aplicativos nesta indústria

"No mercado de celulares, as pessoas estão acostumadas a atualizar mais rápido e querer o último modelo de qualquer coisa", disse. "Mas com smartphones, seus novos aplicativos precisam funcionar neste e no próximo telefone. De acordo com eles, a expectativa do consumidor é: games e aplicativos precisam funcionar mesmo que eu faça um upgrade".

"Estamos olhando para o mercado de consoles e nos perguntando: como damos esta escolha aos usuários? Isso ressoa com eles porque outros dispositivos fazem o mesmo".

Recentemente, a Microsoft procurou dar maior ênfase ao processo de retrocompatibilidade, tornando possível rodar jogos do Xbox 360 no Xbox One.

"Compatibilidade sempre foi algo que fazia com que as gerações de console se definissem: quando deixa um e vai para o outro, você desiste dos seus jogos, do seu hardware ou joga tudo no armário - e é isso que queremos eliminar", continuou. "Estamos nos focando em como entregar jogo de maneira ilimitada para nossos jogadores. Anunciamos três plataformas - o Xbox One atual, o Xbox One S e o Scorpio. Queremos dar a chance para o jogador dizer 'eu quero investir neste jogo em particular e neste hardware em particular, e quero que eles funcionem daqui para frente'".

Anunciado durante a edição deste ano da E3, o Project Scorpio sai no fim de 2017. Já o Xbox One S sai em agosto.