Topo

Mulher faz cosplay para criticar regras de vestimenta no trabalho

Algumas das roupas usadas por funcionária em protesto contra regras de vestuário da empresa - Reprodução
Algumas das roupas usadas por funcionária em protesto contra regras de vestuário da empresa Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/07/2016 12h33

Após ser advertida pela chefe por não se vestir de forma profissional, a americana June Rivas decidiu criticar as regras de vestimenta de seu trabalho de forma criativa: usando cosplay.

Tudo começou após June usar um lenço para cabeça e rabo-de-cavalo durante um dia de trabalho, o que foi considerado "antiprofissional" por sua chefe, mesmo com o código de vestimenta só indicando que as roupas deveriam estar "limpas e prensadas".

June enviou uma reclamação de assédio contra a chefe, que rebateu ao detalhar o código de vestimenta, proibindo o uso de chinelos, sandálias, chapéus, decotes e até "lenços de cabeça culturais".

June Rivas - Reprodução - Reprodução
June Rivas usando a roupa considerada inapropriada para local de trabalho
Imagem: Reprodução

A funcionária enviou uma reclamação para a Comissão de Oportunidades Igualitárias de Trabalho dos EUA, mas também encontrou uma forma mais criativa de criticar a política de vestuário: fazendo cosplay de várias personagens femininas da cultura pop, incluindo Uhura de "Star Trek" e Padmé Amidala de "Star Wars", que tecnicamente não infringem as regras estabelecidas pelo local de trabalho.

Após postar as imagens no Facebook, a história da funcionária foi compartilhada no Facebook, e recebeu diversos elogios pela iniciativa.