Topo

Wii U é o segundo videogame Nintendo com menor número de jogos da história

A alta expectativa gerada pelo sucesso do Wii não foi correspondida pelo Wii U; com uma carreira apagada, videogame não despertou o interesse de produtoras e do público em geral - Divulgação
A alta expectativa gerada pelo sucesso do Wii não foi correspondida pelo Wii U; com uma carreira apagada, videogame não despertou o interesse de produtoras e do público em geral Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/07/2016 16h37

Entre as justificativas para o fracasso do Wii U, uma das principais é quantidade de jogos. Ainda que essa questão fosse clara, ela ganhou ainda mais peso após a própria Nintendo divulgar um histórico com o número de jogos lançados para cada uma de suas plataformas desde o Nintendinho. Na lista, que exclui o Virtual Boy - considerado o maior fracasso da empresa e que teve apenas 22 games lançados -, o Wii U figura na última posição.

Ao todo, considerando jogos da própria Nintendo e de empresas terceiras (third parties), o Wii U ganhou 411 títulos em todo o mundo desde que foi lançado. Esse número é um pouco mais da metade do alcançado pelo Nintendo 64 (740), o outro console da empresa que não atingiu a marca de mil jogos.

Na outra ponta da tabela, o portátil DS lidera com grande folga. Ao todo, 5.721 games chegaram para a plataforma, número que tem grande influência do forte suporte dado pelas empresas terceiras, produtoras que não têm ligação direta com a Nintendo. Só elas lançaram 5.374 games para o DS.

Para o Wii U, por outro lado, apenas 296 jogos dessas empresas chegaram ao mercado.

A situação não melhora quando falamos de games lançados pela própria Nintendo para o videogame. Ele também é o lanterna nesse quesito, com 115 títulos.

A liderança nesse quesito é novamente do DS (347), seguido pelo Game Boy (304). O primeiro também fica na ponta da tabela em jogos Nintendo lançados no Japão, enquanto o portátil veterano dá o troco no número de games feitos pela empresa que chegaram aos Estados Unidos e em outras regiões do globo.