Topo

Atualização de "Pokémon GO" desagrada jogadores

Atualização do game removeu a funcionalidade que mostrava quais Pokémon estavam próximos do jogador - Reprodução
Atualização do game removeu a funcionalidade que mostrava quais Pokémon estavam próximos do jogador Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 12h01

Após o sucesso inicial de "Pokémon GO", a produtora Niantic vem encarando algumas críticas. A principal razão para isso é uma atualização do jogo que removeu a funcionalidade que permitia saber quais Pokémon estavam nas proximidades dos jogadores.

O indicador, que indicava os monstrinhos mais próximos por meio de pegadas, foi removida do jogo após apresentar problemas. Um bug fazia com que a distância para os Pokémon não fosse atualizada e, com isso, os jogadores não tinham qualquer indicação sobre onde ir para capturar os monstrinhos mais desejados.

Para piorar, a Niantic e a Nintendo notificaram sites e aplicativos que mostravam a localização dos Pokémon. De acordo com o presidente da Niantic, John Hanke, os jogadores que utilizavam esses sites e aplicativos estariam "trapaceando".

Com isso, os jogadores acabam "no escuro", tendo que depender de itens como o Lure Module, utilizado para atrair Pokémon para a sua localização. O problema é que ele se trata de um item pago, o que pode fazer com que jogadores que queiram completar sua coleção de monstrinhos tenham que gastar alguma quantia de dinheiro real com o game.

Veja como funciona "Pokémon GO" nos Estados Unidos

Start

Até o momento, "Pokémon GO" colocava essas microtransações como algo totalmente opcional, dando meios de progredir de forma satisfatória inclusive para aqueles que não querem gastar com o jogo. A Niantic não se pronunciou sobre um possível retorno da funcionalidade uma vez que o problema com a sua precisão fosse resolvido.