Topo

"For Honor" junta trabalho em equipe e lutas intensas em modo online

Rodrigo Lara

Do UOL, em San Francisco*

17/08/2016 12h13

Demorou cerca de um ano para que "For Honor" ganhasse mais detalhes: mostrado na E3 de 2015, foi no evento de 2016 que ele apareceu com mais destaque na apresentação da Ubisoft. E, mais do que uma cópia dos jogos da série "Dinasty Warriors", o jogo da produtora francesa se mostrou ser uma experiência mais aprofundada e, até certo ponto, dramática.

UOL Jogos teve a oportunidade de experimentar o modo multiplayer do game e a impressão inicial foi bastante positiva - mesmo se tratando de uma versão ainda em estágio de desenvolvimento prematuro. O teste se concentrou em uma modalidade na qual equipes de quatro jogadores batalhavam pelo domínio de áreas dos mapas. 

É um esquema parecido com o que ocorre em jogos de tiro. 

Lutas tensas

Nesse modo, cada um dos jogadores controla um herói de uma das facções do jogo: cavaleiros, vikings ou samurais. Ao todo, serão três heróis por facção, cada um deles com características que privilegiam um estilo de jogabilidade.

Na versão testada, os vikings eram representados por Raider, um brutamontes que utiliza um machado de duas mãos e se sobressai no ataque. Os samurais, por sua vez, tinham Kensei como herói: um guerreiro grande, equipado com uma katana de grande porte e que tem a defesa como ponto alto. Por fim, Warden era o representante dos Cavaleiros, sendo um guerreiro que traz um equilíbrio entre ataque e defesa e deverá ser a escolha preferida de quem estiver começando.

As batalhas, em si, têm dois momentos distintos. Contra os inimigos mais fracos, basta um golpe para que eles sejam neutralizados. A situação, porém, muda de figura quando se encontra um inimigo controlado por outro jogador: é possível travar o alvo e, a partir daí, o combate ganha tons estratégicos.

É possível escolher entre três posturas diferentes, que servem tanto para determinar o lado pelo qual será feito o ataque quanto onde o lutador controlado estará protegido. A missão, portanto, é alternar entre essas posturas de maneira a acertar o adversário enquanto ele estiver em um posicionamento diferente.

Há duas opções de ataque, normal e forte, que também diferem em relação à velocidade com a qual são executados. Além deles, há também a opção de empurrar o adversário, deixando ele sem defesa, em também utilizar uma esquiva rápida. É preciso ter cuidado na hora de escolher quando atacar, já que movimentos precipitados deixam seu personagem com a guarda aberta e, portanto, sujeito a levar uma bela surra.

Jogo de equipe

Enquanto o encontro entre dois inimigos sozinhos no mapa se transforma em uma luta na qual a habilidade dos envolvidos determina o resultado, o mesmo não acontece quando há superioridade numérica em algum dos lados. Nesse caso, quem estiver em menor número quase que certamente levará a pior. 

A recomendação, portanto, é andar em grupos. Nesse aspecto, a comunicação verbal entre a equipe é extremamente útil. E não apenas para combater, mas também para coordenar as ações no sentido de dominar - e manter sob controle - as regiões do mapa, que é o determina a vitória. 

"For Honor" também agrada pelos gráficos e jogabilidade. Os cenários são belos e refletem o estilo arquitetônico de cada uma das facções. Enquanto fortalezas dos samurais utilizam vegetação como item decorativo, a dos cavaleiros abusam de construções de pedras. Todas elas possuem armadilhas, nas quais é possível arremessar os inimigos e acabam constituindo mais um elemento estratégico durante as partidas.

Os controles também funcionam bem, com comandos simples, mapeados de maneira intuitiva e respostas eficientes, condizentes com o guerreiro escolhido. Além das batalhas em si, também é possível personalizar o visual de cada guerreiro, melhorar suas habilidades e também utilizar e fabricar equipamentos que garantem benefícios na hora de lutar.

Ainda há bastante tempo para que o game seja lançado, o que está previsto para o dia 14 de fevereiro do próximo ano, em versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O que foi visto até o momento, porém, faz de "For Honor" um título bastante promissor.

*O jornalista viajou a convite da Ubisoft