Topo

Mario, Pac-man e mais: Olimpíada de Tóquio deverá ser a mais geek de todas

A dupla Tsubasa e Misaki, de "Super Campeões", também marcou presença na apresentação de Tóquio durante o encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro - Reprodução - Reprodução
A dupla Tsubasa e Misaki, de "Super Campeões", também marcou presença na apresentação de Tóquio durante o encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo

22/08/2016 12h18

Seguindo o rito protocolar, a cerimônia de encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro no último domingo (21) reservou espaço para que Tóquio, próxima cidade a sediar o evento, pudesse se apresentar. E, pelo que foi mostrado durante cerca de oito minutos, os jogos de 2020 na capital japonesa terão tudo para agradar o público geek.

Mario e Doraemon - Jogos Olímpicos - Reprodução - Reprodução
Mario e Doraemon foram as principais estrelas na apresentação de Tóquio durante o encerramento da Olimpíada no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução

Pródigo em criar ícones para esse público, seja nos games, quanto nos animes e mangás, o Japão terá Mario como embaixador cultural de sua edição dos jogos. O mascote da Nintendo foi de um vídeo, no qual ele faz uma viagem entre o país asiático e o Rio de Janeiro utilizando um dos seus famosos canos e que culminou com a aparição do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, caracterizado como o personagem em pleno estádio do Maracanã - com direito a efeitos sonoros do game.

Será que Pac-man teria futuro no boxe? Personagem teve espaço durante apresentação de Tóquio na cerimônia - Reprodução - Reprodução
Será que Pac-man teria futuro no boxe? Personagem teve espaço durante apresentação de Tóquio na cerimônia
Imagem: Reprodução

Mario, contudo, não foi o único representante da cultura geek no evento. No vídeo de apresentação Doraemon, estrela de mangá e anime dos anos 1970, também marcou presença. O mesmo vale para uma versão boxeadora de Pac Man, Oliver Tsubasa de "Super Campeões" e Hello Kitty.

Esse primeiro gostinho da Olimpíada de Tóquio também gerou a expectativa de que outros personagens de games, animes e mangás tenham forte presença durante os jogos daqui a quatro anos. Que tal termos o velocista Sonic, Ippo Makunouchi, do mangá/anime de boxe "Hajime no Ippo", Kuroko Tetsuya, jogador de basquete de "Kuroko no Basket" ou ainda Shoyo Hinata, praticante de vôlei de "Haikyuu" como embaixadores das modalidades relacionadas? Seria fantástico, sem dúvida.

Ícone cultural japonês, Hello Kitty também parece ansiosa para a Olimpíada de Tóquio em 2020 - Reprodução - Reprodução
Ícone cultural japonês, Hello Kitty também parece ansiosa para a Olimpíada de Tóquio em 2020
Imagem: Reprodução

E dá para ir além: a Olimpíada de Tóquio também terá a estreia de novas modalidades, como o caratê - alguém pensou em Ryu, de "Street Fighter", como símbolo da modalidade? E não podemos nos esquecer de "Pokémon", que voltou a dominar o noticiário desde o lançamento do game mobile "Pokémon GO".

A lista de possibilidades é extensa e deixa uma certeza: com o Japão abraçando mais do que nunca esses ícones culturais, a Olimpíada de 2020 tem tudo para ser a mais geek da história.