Topo

Por diversidade de gênero, "For Honor" deixa precisão histórica de lado

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

02/09/2016 10h56

O game de ação "For Honor" apresenta uma guerra hipotética onde samurais, cavaleiros medievais e vikings se enfrentam no campo de batalha. Mas se engana quem pensa que só homens tem vez no jogo da Ubisoft: Muitos dos guerreiros jogáveis são mulheres.

Foi o que revelou a produtora Jade Granger, da Ubisoft Montreal, em entrevista ao UOL Jogos durante o Brasil Game Show 2016.

"Temos três facções no jogo: Cavaleiros, samurais e vikings. Dentro dessas facções, há classes de personagem para escolher, com diferentes estilos de luta. Um desses grupos, em cada facção, é formado só por mulheres. Em outro, você pode escolher o gênero do personagem", explicou a produtora.

Para Jade, é muito importante dar opções para as jogadoras se identificarem com os personagens do game. E, como, "For Honor" é uma franquia nova, sem as limitações e o legado de um novo "Assassin's Creed", por exemplo, os produtores tem mais liberdade para experimentar.

Para todos os gostos

O multiplayer de "For Honor" traz um estilo de combate bem diferente dos jogos de ação tradicionais, ao colocar os jogadores no meio de grandes batalhas, cheias de soldados controlados pela máquina e com os quais você pode se digladiar, mas o objetivo mesmo é derrotar outros jogadores.

"Não é como num 'Dinasty Warriors' onde você sai esmagando botões e batendo em todo mundo", aponta a produtora. "Você se move e ataca de forma ritmada, cada arma tem um peso próprio, e você não quer ser pego de guarda baixa por outro jogador".

Segundo Jade, "For Honor" não tem movimentos furtivos. Ou seja, não dá para se aproximar sorrateiramente e derrubar um oponente distraído. "Até tentamos no começo, mas não ficou bom. 'For Honor' é sobre aquelas batalhas onde o guerreiro aponta para o rival no meio da batalha e chama ele para o duelo".

Mas para quem não se liga tanto no multiplayer, Jade diz que a campanha solo tem uma pegada diferente, com uma narrativa mais próxima dos jogos de ação e uma história que serve de fio condutor para os eventos do jogo. Qual é o foco principal? "Fizemos vários modos de jogo para agradar todo tipo de jogador", conclui a desenvolvedora.

"For Honor" sai em 14 de fevereiro de 2017 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.