Crescimento dos eSports "rouba" audiência de esportes convencionais
Um estudo realizado pela consultoria Newzoo apontou um efeito curioso do crescimento dos eSports: considerando o público mais jovem, 76% dos entrevistados afirmaram que o tempo gasto assistindo a partidas de games está fazendo com que eles não consigam acompanhar esportes tradicionais.
A pesquisa, feita nos Estados Unidos, mostrou que as modalidades virtuais são tão populares quanto hockey e baseball entre homens com idade entre 21 e 35 anos por lá. Nessa faixa etária, 22% dos entrevistados disseram acompanhar disputas virtuais.
Os eSports também atraem uma audiência mais jovem, sendo que 73% dos que acompanham essa modalidade têm menos de 35 anos. Em contrapartida, 56% do público da NFL, liga de futebol americano, tem mais de 35 anos. Essa característica, por sua vez, acaba se transformando em uma oportunidade para a utilização dos eSports como ferramenta de marketing, tanto que donos de equipes de modalidades tradicionais nos EUA têm investido na compra de equipes de atletas virtuais.
Por fim, a expectativa é que o mercado dos eSports movimente US$ 500 milhões em 2016, considerando atividades como a venda de produtos licenciados, espaços publicitários, patrocínios, ingressos, entre outros.
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