Topo

Crescimento dos eSports "rouba" audiência de esportes convencionais

Com um público apaixonado e cada vez maior, eSport aos poucos toma espaço dos esportes tradicionais entre audiência mais jovem - Leonardo Benassatto/Estadão Conteúdo
Com um público apaixonado e cada vez maior, eSport aos poucos toma espaço dos esportes tradicionais entre audiência mais jovem Imagem: Leonardo Benassatto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/10/2016 13h11

Um estudo realizado pela consultoria Newzoo apontou um efeito curioso do crescimento dos eSports: considerando o público mais jovem, 76% dos entrevistados afirmaram que o tempo gasto assistindo a partidas de games está fazendo com que eles não consigam acompanhar esportes tradicionais.

A pesquisa, feita nos Estados Unidos, mostrou que as modalidades virtuais são tão populares quanto hockey e baseball entre homens com idade entre 21 e 35 anos por lá. Nessa faixa etária, 22% dos entrevistados disseram acompanhar disputas virtuais.

Os eSports também atraem uma audiência mais jovem, sendo que 73% dos que acompanham essa modalidade têm menos de 35 anos. Em contrapartida, 56% do público da NFL, liga de futebol americano, tem mais de 35 anos. Essa característica, por sua vez, acaba se transformando em uma oportunidade para a utilização dos eSports como ferramenta de marketing, tanto que donos de equipes de modalidades tradicionais nos EUA têm investido na compra de equipes de atletas virtuais.

Veja como foi a final do CBLOL 2016

Start

Por fim, a expectativa é que o mercado dos eSports movimente US$ 500 milhões em 2016, considerando atividades como a venda de produtos licenciados, espaços publicitários, patrocínios, ingressos, entre outros.