Topo

Switch, novo videogame da Nintendo, é mistura de console e portátil

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 12h00

Após mais de um ano de espera, a Nintendo finalmente revelou nesta quinta (20) o seu próximo videogame, Switch, conhecido anteriormente apenas como NX.

A principal novidade da nova plataforma, como rumores apontavam, é o fato de que ele pode funcionar tanto como um console de mesa, como o PS4 e Xbox One, quanto um portátil nos moldes da família Game Boy e Nintendo DS.

O console também apresenta um controle modular, conhecido como JoyCon, que pode ser acoplado a um tablet para torná-lo portátil. Também será possível destacar estas partes, podendo ser usado por uma ou até duas pessoas.

A plataforma também oferece o Switch Pro Controller, um controle mais tradicional sem esta funcionalidade.

A empresa divulgou seu novo videogame por meio de um trailer mostrando não apenas "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" como um novo jogo de seu icônico mascote, Mario.

"Splatoon", o sucesso surpresa do Wii U, também aparece como um dos jogos da nova plataforma no trailer.

O trailer também apresenta títulos de outras grandes produtoras como a Bethesda, com uma versão de "Skyrim", e a 2K Games com a mais nova edição de seu popular jogo de basquete, "NBA 2K17".

UOL Jogos explica as atrações do Switch, novo videogame da Nintendo

Start

Diferente do PS4, Xbox One, e até mesmo do Nintendo Wii U, o Switch voltará a utilizar cartuchos. A Nintendo não indicou qual será sua capacidade de armazenamento.

A arquitetura da plataforma foi criada em conjunto com a Nvidia, e traz uma versão customizada do processador Tegra (voltado principalmente para dispositivos mobile, como celulares e tablets), com placa gráfica semelhante às da marca GeForce. 

Nintendo Switch - Divulgação - Divulgação
Nintendo Switch traz elementos de um console de mesa e portátil por meio de tablet
Imagem: Divulgação

Anunciado pela primeira vez em 2015 durante uma conferência como investidores, pouco se soube oficialmente do Switch por meio da própria Nintendo, mas rumores já indicavam a natureza modular da nova plataforma da empresa, além de seu uso de cartuchos.

Ainda sem preço oficial, o Switch tem previsão de lançamento para março, mas ainda não foi confirmado oficialmente no Brasil pela Nintendo, embora a companhia tenha mostrado interesse em levá-lo ao país.

Confira abaixo a lista de jogos para o Nintendo Switch revelados em seu primeiro trailer oficial:

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • The Elder Scrolls V: Skyrim
  • NBA 2K17
  • Splatoon
  • Mario Kart
  • Novo jogo de Mario