Topo

Prelúdio do novo jogo, "Kingsglaive" é filme mais bonito de "Final Fantasy"

Divulgação/Square Enix
Imagem: Divulgação/Square Enix

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 20h30

Uma reclamação recorrente em relação aos filmes baseados em "Final Fantasy" é de que eles parecem 'CGs gigantes', mais focadas em impressionar pelo visual do que pela história.

Em "Kingsglaive" vale esse clichê, com uma fábula que desfila cenários impressionantes, lutas épicas e lindos efeitos de luz e magias. Além, claro, de personagens extremamente críveis, com trejeitos e olhares realistas.

Ao menos existe um pouco mais de contexto aqui do que nas obras anteriores: o filme é um ótimo prelúdio para "Final Fantasy XV", mostrando em detalhes personagens secundários no game, como Lunafreya (que tem a voz de Lena Headey) e o rei Regis (muito bem dublado por Sean Bean), e diversos outros elementos do rico universo criado para a jornada do herói Noctis.

O protagonista é Nyx, dublado por Aaron Paul (o Jesse, de "Breaking Bad"). Ele faz parte de uma espécie de guarda real criada especificamente por Regis e tem papel fundamental em defender um importante tesouro que deve ser entregue a Noctis.

A história acontece poucos momentos antes do início do game e mostra o ataque do império de Niflheim a Insomnia, capital do reino de Lucis. Dessa maneira, "Kingsglaive" consegue jogar os holofotes sobre um episódio importante, que ajuda a dar força à história do jogo.

Ao longo de quase duas horas de filme, tudo acontece meio em ritmo de videoclipe, a exemplo de "Spirits Within" (2001) e "Advent Children" (2005). Cenas de ação intensas, elaboradas e impressionantes são intercaladas por conversas entre personagens rasos e caricatos.

As exceções ficam para Lunafreya e o rei Regis, figuras essenciais do jogo que assumem em "Kingsglaive" a responsabilidade de fazer a história evoluir. São eles que pontuam momentos importantes de virada na história, servindo como espécies de guias para Nyx, que faz a trama progredir na base da porrada.

O resultado é um filme que atende bem à proposta inicial: servir de aperitivo e complemento à jornada épica de "Final Fantasy XV", mas que falha enquanto obra independente.

Felizmente, o pacote lançado no Brasil traz boa relação entre custo e benefício. Na versão DVD o filme sai por R$ 30 enquanto a edição Blu-Ray custa R$ 50.

Além do filme, há alguns extras, mostrando bastidores de dublagem e trilha sonora, mas o que realmente traz alguma informação relevante é o que mostra o processo de captura de movimentos, muito mais complexo do que parece nesse tipo de produção.

O filme chega ao país antes do lançamento do game em si, marcado para o dia 29 de novembro em versões para PlayStation 4 e Xbox One. "Final Fantasy XV" será o primeiro episódio numerado da série a apresentar legendas em português em seu lançamento original.