Topo

Criador de "Super Mario" explica como surgiu ideia de encolher o personagem

Mario mudar de tamanho se tornou uma das mecânicas centrais da série - Reprodução
Mario mudar de tamanho se tornou uma das mecânicas centrais da série Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/11/2016 12h35

O criador do Mario, Shigeru Miyamoto, revelou hoje em uma entrevista divulgada pela Nintendo, como surgiu a ideia de encolher o personagem no primeiro "Super Mario Bros". Durante muito tempo, se imaginou que a criação do "Mario pequeno" aconteceu por acidente, em um 'bug' do jogo em desenvolvimento. Mas, segundo o designer da Nintendo, isso não é verdade.

"Eu me lembro claramente, estava reunido com Tezuka-san e Nagako-san (os desenvolvedores Takashi Tezuka e Toshihiko Nakago, veteranos da Nintendo) e nós tínhamos os comprimentos de todas as fases do jogo desenhados num painel", contou Miyamoto. "Queríamos afastar mais a tela, mas aí Mario ficaria muito pequeno. Foi quando Nakago-san disse: 'Espere um minuto, não seria legal ter um Mario pequeno, também?"

A decisão de encolher o Mario levou a uma das mecânicas centrais da série: "Decidimos que você perde um turno quando o Mario pequeno se choca com um inimigo, mas o Mario normal fica pequeno quando isso acontece com ele. Era uma mecânica nova e adotamos isso no game a partir daquela reunião".

A entrevista com Miyamoto é parte do material de divulgação da Nintendo para promover o lançamento do NES Classic Mini.