Topo

Silencioso e com VR melhor, PS4 Pro só vale pra quem tem TV com 4K e HDR

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

18/11/2016 12h35

O PlayStation 4 Pro só vale a pena para quem já possui uma televisão com tecnologias 4K e HDR, ainda não possui nenhum PS4 e faz muita questão de ter o aparelho da Sony.

Para quem já possui um PS4 convencional os benefícios são mínimos. Não vale a pena vender seu console para comprar outro que, sim, é muito mais silencioso, mas só oferece melhorias perceptíveis em um televisor com tecnologia de ponta ou no visor de realidade virtual PlayStation VR.

Caso você não tenha um PS4 e busque uma máquina para jogar games com o melhor que a tecnologia pode oferecer, o jeito é abrir o bolso e investir em um PC preparado para jogos - ou então esperar até o final de 2017 para ver se vale a pena investir no Scorpio, versão aprimorada do Xbox One que a Microsoft está desenvolvendo.

Lançado no último dia 10 de novembro por US$ 400 nos EUA, o PS4 Pro não tem lançamento previsto para o Brasil, mas já pode ser encontrado em diversas importadoras por um preço médio de R$ 2500 - pouquinho mais caro do que o videogame convencional vendido oficialmente pela Sony Brasil.

Em linhas gerais, o Pro é uma versão mais poderosa do console da Sony. Com hardware mais robusto do que o PS4 convencional, o aparelho é capaz de rodar jogos com gráficos em resolução 4K - ainda que pouquíssimos rodem nativamente nessa resolução, muitos títulos funcionam em upscale de uma resolução maior que 1080p, mas abaixo de 4K nativo

E importante destacar que o PS4 Pro roda todos os jogos do PS4 normal. Ainda assim, muitos títulos como "The Last of Us Remastered", "Knack" e "Infamous: Second Son" receberam atualizações para aproveitar melhor a capacidade gráfica do videogame.

Alguns jogos com suporte ao PS4 Pro

Start

Melhorias... de leve

Usufruir dos benefícios do PS4 Pro é muito simples, tudo vem por meio de atualizações para os jogos.

Alguns já funcionam direto com gráficos melhorados, como maior definição, mais elementos nos cenários e taxa de quadros maior. Outros, a exemplo de "Rise of the Tomb Raider", oferecem configurações diversas, como aumentar os detalhes com 30fps travados ou então deixar de lado as melhorias gráficas para rodar a uma taxa de 60fps.

Outro detalhe bacana, que só não chamo de melhoria pois me parece o tipo de coisa que todo videogame deveria apresentar, é o silêncio. Quem já jogou "Metal Gear Solid V" ou outros jogos mais pesados no PS4 sabe como o aparelho sofre e exige bastante do sistema de ventilação, parecendo uma turbina em funcionamento.

No PS4 Pro nada disso acontece: o videogame foi absolutamente silencioso em todos os títulos que testamos, seja lá qual fosse a configuração. Mais do que uma melhoria, parece uma revisão de hardware que finalmente funciona como originalmente planejado.

Como prometido pela Sony, o desempenho do PlayStation VR é bem superior no Pro. A resolução dos jogos com suporte ao aparelho é maior e, principalmente, a taxa de quadros mais suave proporciona uma experiência mais agradável e imersiva.

Enquanto no PS4 normal a realidade virtual parece funcionar no limite do aceitável, o VR fica muito mais à vontade no poderio extra do Pro, deixando mais espaço para se empolgar com o futuro da tecnologia e tornando o presente mais fácil de aceitar.

Tudo depende da televisão

Deixando de lado as questões técnicas acima, chegamos à questão fundamental: você tem uma TV com resolução 4K e tecnologia HDR?

Para quem possui um televisor (o que não é lá muito barato), talvez valha investir um pouco mais de grana em um computador gamer, que também oferece jogos em 4K e HDR e um cardápio de títulos mais variado e com preços mais camaradas - mas, claro, sem os jogos exclusivos da Sony.

Neste momento, é muito difícil recomendar um PlayStation 4 Pro e vejos poucas coisas que poderiam mudar isso. O hardware é bom e apresenta melhorias claras em relação ao PS4 convencional, mas fica em um incômodo meio termo.

Os benefícios são poucos para justificar vender um PS4 e comprar o novo. Para quem não tem um PS4, o investimento é tamanho para aproveitar todas as funções (afinal, você precisa do console e uma TV com 4K e HDR) que o custo-benefício de um PC gamer que realize tudo isso é mais tentador.

Agradecimentos à Gameteczone pelo empréstimo do aparelho