Topo

Projetos de fãs de "Metroid" e "Pokémon" são removidos do Game Awards 2016

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 10h33

Antes concorrentes da categoria "Melhor Criação por Fãs" do The Game Awards 2016, os jogos "Pokémon Uranium" e "AM2R" foram removidos da premiação pela organização do evento.

A remoção aconteceu durante o fim de semana, e os responsáveis pela premiação não revelaram publicamente porque os jogos tiveram de ser retirados, mas especula-se que os projetos saíram da categoria a pedido da Nintendo of America.

"Pokémon Uranium" é um projeto de 9 anos inspirado na icônica série da Nintendo, enquanto "AM2R" (de "Another 'Metroid 2' Remake", ou Mais Um Remake de "Metroid 2", em tradução livre) recria o segundo jogo da série "Metroid", lançado originalmente para Game Boy.

Ambos os projetos foram removidos de seus sites oficiais após pedidos da Nintendo, embora possam ser encontrados de outras formas na internet.

Em entrevista com o site Eurogamer, Cody Spielvogel, que encabeçava o desenvolvimento de "Pokémon Uranium", comentou sobre a remoção.

"Acho que é de ser esperado, considerando a tensão entre jogos feitos por fãs e os criadores da série", disse.

Sendo assim, a categoria de "Melhor Criação por Fãs" ficou limitado a dois jogos: "Brutal Doom 64" e "Enderal: The Shards of Order".

The Game Awards 2016 acontece em 2 de dezembro, e terá transmissão e cobertura ao vivo por UOL Jogos, que fez parte do júri do evento pelo segundo ano consecutivo.