Topo

Veto da Nintendo causou remoção de jogos feitos por fãs do TGA 2016

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 14h58

Em uma transmissão pelo canal oficial do The Game Awards no Twitch, o criador e apresentador do evento, Geoff Keighley, procurou explicar a remoção dos jogos "Pokémon Uranium" e "AM2R" da categoria de "Melhor Criação por Fãs".

De acordo com Keighley, os projetos - que são baseados nas franquias "Pokémon" e "Metroid", respectivamente - tiveram de ser retirados por não receberem aval da Nintendo, dona das duas marcas.

"Acho que o grande desafio que temos como um programa é que tudo tem que ser aceito legalmente pelas companhias de games em questão", disse. "Ficou claro assim que anunciamos os indicados que não teríamos a liberação por parte da Nintendo para estes games, o que é compreensível, pois a propriedade intelectual é deles, e os criadores destes jogos já os haviam removido anteriormente."

"AM2R", um remake de "Metroid 2", foi retirado do ar após um pedido do setor legal da Nintendo, enquanto "Pokémon Uranium" foi um projeto de 9 anos que retirou seu site do ar como precaução contra ação legal da empresa.

Atualmente, a categoria de Melhor Criação por Fãs é composta por apenas dois indicados: "Brutal Doom 64" e o mod "Enderal: The Shards of Order", criado a partir de "Skyrim".

Considerado o "Oscar dos Games", The Game Awards 2016 acontece em 2 de dezembro, e terá cobertura ao vivo de UOL Jogos a partir de quinta (1º.), às 23h30 (Horário de Brasília) pela TV UOL, Youtube e Facebook .

Pelo segundo ano seguido, UOL Jogos faz parte do júri do Game Awards, sendo o único veículo brasileiro a ser parte da premiação.