Topo

"The Last Guardian" só consegue alcançar taxa de quadros estável no PS4 Pro

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 11h33

Lançado na terça (6) após anos de espera, "The Last Guardian" é um jogo visualmente rico, especialmente em termos de iluminação e nas ações e mecânicas envolvendo a grande criatura que acompanha o jogador em sua jornada, conhecida como Trico.

Infelizmente, a maioria dos usuários que queiram jogar o novo game de Fumito Ueda (de "ICO" e "Shadow of the Colossus") vão ter de lidar com uma taxa de quadros instável, de acordo com o Digital Foundry do site Eurogamer, que indica que apenas o PS4 Pro consegue rodar o jogo a 30 fps.

Segundo a análise técnica, "The Last Guardian" sofre com uma taxa instável entre 20 e 30 fps no PlayStation 4 clássico, enquanto mantém um ritmo contínuo de 30fps com o PS4 Pro em resolução 1080p.

Para jogadores que queiram jogar em 4K no Pro, o game sofre com problemas similares ao PS4 em relação à resolução 1080p.

"Como um todo, não é surpresa que o melhor jeito de jogar 'The Last Guardian' é no PlayStation 4 Pro, mas é uma pena que o PS4 original tenha problemas no nível que tem", diz a conclusão da análise. "O perfil de performance de 20 a 30fps é um passo à frente do que a apresentação 'cinemática' vista em 'Shadow of the Colossus', mas ainda é bem abaixo do esperado do que viemos a esperar de um jogo de PS4 moderno."

"Após um tempo de desenvolvimento tão longo, a conclusão é que o PlayStation 4 Pro é vista como a única máquina capaz de trazer a experiência ideal", continua. "Seja como forma de ajudar a chegar a um nível sólido de 30fps, ou melhorar a qualidade de imagem para displays de 4K, suas especificações superiores aparentemente se encaixam melhor com as ambições do game."

A análise da Eurogamer indica que a experiência "ideal" do jogo é usando o PS4 Pro com resolução 1080p e taxa de quadros de 30fps.

É importante lembrar que, inicialmente, "The Last Guardian" seria um jogo de PlayStation 3.