Topo

"Doom 4" foi cancelado por se parecer demais com "Call of Duty"

Ambientado na Terra, "Doom 4" mostraria a luta da humanidade contra a invasão demoníaca - Reprodução
Ambientado na Terra, "Doom 4" mostraria a luta da humanidade contra a invasão demoníaca Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 11h26

Em meados de 2012, a Id Software trabalhava em "Doom 4", jogo de tiro que acabou cancelado por ser muito diferente dos games anteriores da série. Funcionários da produtora contam, no documentário NoClip (em inglês) que o game se parecia muito com outros jogos de tiro e pouco com "Doom". Um dos produtores, Marty Stratton, chamou o jogo de "Call of Doom", uma referência ao popular "Call of Duty", da Activision.

"Era muito parecido com esse tipo de jogo", disse o produtor. "Mais cinematográfico e com mais história. O jogo tinha muitos personagens ao redor do jogador e a ambientação era diferente: o jogo se passava na Terra".

Segundo o documentário, até mesmo as mecânicas de jogo eram diferentes. O jogador se protegeria atrás de coberturas, combateria zumbis e os eventos seriam mais roteirizados.

O diretor criativo Hugo Martin deu algumas pistas sobre a ambientação: "Seria mais realista e mostraria o impacto global de uma invasão infernal. É um conceito legal e que eu gostaria de explorar também, se não fosse um jogo de 'Doom'", disse o diretor. "'Doom' é sobre um cara envolvido em coisas grandes. 'Doom 4' era sobre as coisas grandes".

Ambos os funcionários da Id Software disseram que o projeto era muito bem feito e envolvia valores elevados de produção. Após o cancelamento, o time passou a trabalhar no "Doom" que foi apresentado na E3 de 2014 e lançado este ano para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

VÍDEO MOSTRA COMO SERIA "DOOM 4"

Start

Batalha pela Terra

Algumas imagens do "Doom 4" cancelado foram divulgadas no ano passado em um vídeo publicado por Mark Bristol, que foi diretor de arte e diretor de roteiro das cenas cinematográficas do jogo entre 2008 e 2012.

Nas cenas, se destaca o fato do jogo se passar na Terra e não em Marte, e ter entre os personagens principais uma guerrilheira. Não se sabe se a mulher seria a protagonista do jogo, substituindo o clássico soldado sem nome dos "Doom" anteriores. De fato, um soldado mais velho e de tapa olho é mostrado em uma das cenas - e seu rosto lembra o do fuzileiro veterano dos jogos antigos.