Topo

Antes de "Rogue One", rebelde roubou planos da Estrela da Morte nos games

Em "Dark Forces", Kyle Katarn roubou sozinho os planos da Estrela da Morte - Divulgação
Em "Dark Forces", Kyle Katarn roubou sozinho os planos da Estrela da Morte Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 13h13

"Rogue One" estreia hoje (15) nos cinemas, contando a história de Jyn Erso e seus colegas da Aliança Rebelde que roubaram os planos da Estrela da Morte, a mais poderosa arma do Império.

Mas 20 anos atrás, o mercenário Kyle Katarn já havia realizado essa proeza sozinho, no clássico game "Star Wars: Dark Forces", lançado primeiro para computadores.

Primeiro jogo de tiro feito pela LucasArts, "Dark Forces" veio no embalo do sucesso de "Doom" e contava a história de Kyle Katarn, ex-oficial do Império e mercenário que trabalhava para a Aliança Rebelde. O jogo se passava antes dos eventos de "Uma Nova Esperança" - exatamente no período em que "Rogue One" acontece, e já na primeira missão Katarn deve roubar o projeto da Estrela da Morte para a princesa Leia e seus aliados.

Entre os inimigos de Katarn estavam também os Dark Troopers, soldados mais eficientes do que os manjados Stormtroopers - e que também aparecem entre as forças inimigas de "Rogue One".

Star Wars: Dark Forces - Divulgação - Divulgação
Com os planos roubados da Estrela da Morte, Luke e os rebeldes sabiam onde atacar a arma imperial em "Uma Nova Esperança"
Imagem: Divulgação

Lendas de Star Wars

Lançado para PC e PlayStation em 1995, "Dark Forces" usava um motor gráfico próprio, ainda que similar ao de "Doom", para recriar os cenários e personagens icônicos do universo "Star Wars", como os soldados Stormtroopers.

O jogo trazia várias novidades para o gênero, como a capacidade de olhar para cima e para baixo, nadar e se abaixar. O jogo trazia efeitos de fumaça e outros detalhes cosméticos que não eram comuns na época.

O jogo foi bem recebido, mesmo a versão de PSOne não sendo tão boa quanto a de computador. Kyle Katarn ainda é um dos personagens mais queridos pelos fãs de games de "Star Wars", com um histórico complexo envolvendo seu passado como oficial do Império. Atualmente o jogo está disponível para download no Steam e na loja digital do PS3, dentro do selo PSOne Classics.

Star Wars: Dark Forces - Reprodução - Reprodução
Kyle Katarn se tornou um personagem importante no antigo universo expandido de "Star Wars", aparecendo em jogos e livros
Imagem: Reprodução

Sua história prosseguiu ao longo de cinco jogos na série "Jedi Knight" (e mais um "Lethal Alliance", jogo não tão bom assim no PSP) e um papel importante no antigo "universo expandido" de "Star Wars", eventualmente se tornando ele próprio um mestre Jedi.

Com a aquisição da franquia "Star Wars" pela Disney, o universo expandido deixou de ser canônico e hoje as histórias de Kyle Katarn e "Dark Forces" se enquadram no selo "Star Wars Legends". Mas os fãs dos games sabem que as lendas, em algum momento, eram todas verdadeiras - e que 20 anos atrás, um mercenário sozinho deu conta do serviço que os rebeldes de "Rogue One" têm pela frente.