Topo

De graça para baixar, "Super Mario Run" já está disponível para iOS

Veja 5 dicas para aproveitar melhor o jogo

Start

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 16h00

"Super Mario Run", primeiro game da série para celulares e também o primeiro a ser lançado em português do Brasil, já está disponível para download através da AppStore de aparelhos iOS.

O jogo pode ser baixado de graça, e vem com três fases, mas funções limitadas. Para liberar acesso a todo o conteúdo, jogadores devem fazer um pagamento único de US$ 10. Uma conexão com a internet é obrigatória para que o jogo funcione.

A versão do game para smartphones e tablets Android sairá apenas em 2017.

Em sua nova aventura, Mario corre sozinho, e cabe aos jogadores controlar seus saltos. A missão é atravessar os estágios coletando o maior número possível de moedas no caminho, como em um título da clássica série "Super Mario Bros.".

"Super Mario Run" ainda tem um modo que permite que amigos disputem pelas melhores pontuações em determinadas fases, e outro em que o objetivo é reconstruir o Reino do Cogumelo, que foi destruído na mais recente invasão de Bowser, com itens colecionáveis.

Super Mario Run - Divulgação/Nintendo - Divulgação/Nintendo
Yoshi é um dos personagens jogáveis de "Super Mario Run"
Imagem: Divulgação/Nintendo

Impulsionado por uma enorme campanha de marketing lançada conjuntamente por Nintendo e Apple, "Super Mario Run" marca a real estreia da produtora no mundo dos jogos para celulares. Seu primeiro app lançado no formato, "Miitomo", é mais rede social do que jogo; e "Pokémon GO", ainda que parte de uma franquia Nintendo, foi um projeto próprio da empresa Pokémon Company.

"Super Mario Run" mistura as melhores características de uma produção Nintendo (além do fator diversão, o game ainda incentiva jogadores a repetir estágios para melhorar sua performance e descobrir segredos) à agilidade e simplicidade de jogos que fazem sucesso nos celulares.

Vencer um estágio no game é fácil. Voltar atrás e coletar todos os itens escondidos requer concentração e perseverança. E apenas os fãs mais dedicados conseguirão ficar bons ao ponto de competir pelas melhores pontuações.

Mesmo com poucas fases, a versão grátis de "Super Mario Run" merece o download, já que os estágios precisam ser jogados várias vezes para que o jogador encontre todos os segredos. Após avaliar a experiência, jogadores podem optar ou não para pagar os US$ 10 para desbloquear o resto do game - é um acordo justo, que cobra um único pagamento, ao invés de esconder itens ou vantagens atrás de várias microtransações.