Topo

Nintendo escondeu mensagem para hackers em código do NES Mini

Lançado no final de 2016, versão compacta do Nintendinho virou febre e chegou a esgotar nos Estados Unidos - Reprodução
Lançado no final de 2016, versão compacta do Nintendinho virou febre e chegou a esgotar nos Estados Unidos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/01/2017 10h43

Desde o lançamento do NES Mini, hackers têm tentado encontrar formas de quebrar a segurança do aparelho. Alguns conseguiram e acabaram encontrando uma mensagem curiosa da própria Nintendo. 

Assinada por um programador que se intitula "Hanafuda Captain", essa mensagem no código do console diz o seguinte: "Aqui é o Hanafuda Captain falando. Iniciando emulação em 3...2...1. Essa jóia exigiu muitos esforços, lágrimas e inúmeras horas. Então, por favor, deixe esse lugar arrumado e não quebrem tudo! Saudações, o Hanafuda Captain." A mensagem pode ser vista na publicação abaixo, feita por um usuário de Twitter chamado "bakueikozo".

Uma das metas dos hackers era ampliar a biblioteca de 30 jogos do aparelho, adicionando games de sua preferência. Alguns já obtiveram sucesso e, por meio de um processo trabalho, legalmente dúbio e, acima de tudo, arriscado - o console pode acabar virando um peso de papel com visual retrô caso algo seja feito errado - foi possível adicionar os jogos por meio de uma conexão USB. Há espaço para até 60 games na memória do aparelho.