Topo

"Kingdom Hearts 2.8" dá pequeno, porém bom gostinho de "Kingdom Hearts 3"

Continuação da história de Aqua é pequena prévia de "Kingdom Hearts III" - Divulgação/Square Enix
Continuação da história de Aqua é pequena prévia de "Kingdom Hearts III" Imagem: Divulgação/Square Enix

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/01/2017 19h45

O subtítulo "Final Chapter Prologue" deixa bem claro: "Kingdom Hearts 2.8" não passa de uma demonstração do podemos esperar de "Kingdom Hearts 3". Mas ainda que a visão do futuro que o pacote passa seja bem otimista, o preço de admissão é alto demais para qualquer um que já não seja fã da franquia.

A coletânea tem, na verdade, apenas um jogo 'completo': a remasterização de "Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance". O conteúdo inédito do pacote dura cerca de 4 horas entre o capítulo estrelado por Aqua, "Kingdom Hearts 0.2", e o filme inspirado por "Kingdom Hearts chi".

Nota de Kingdom Hearts HD 2.8 - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Game foi avaliado no PlayStation 4
Imagem: Montagem/UOL

"Kingdom Hearts 3D" é um ótimo jogo, que se diferencia dos restantes na série pelo curioso sistema de recrutamento de monstros parceiros. Mas já é carta batida, lançada à mesa originalmente para o 3DS cinco anos atrás, que já pode ser comprada por preços mais em conta.

"0.2" é o mais bonito "Kingdom Hearts" até hoje, e também introduz novas mecânicas de batalha como a das magias 'reativas'. Mas ainda que ofereça bastante conteúdo opcional, é bem curto.

Por R$ 250, "Kingdom Hearts HD 2.8" é apenas para os maiores fãs da série. Quem tem interesse em conhecer o mundo de Sora e companhia tem uma proposta melhor no horizonte: a coletânea "Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5", que sairá ainda em 2017 para PS4 com quatro jogos completos.

Assista ao trailer de "Kingdom Hearts HD 2.8"

Start

Na confusa cronologia da franquia, "Kingdom Hearts 0.2" acontece após os eventos de "Birth by Sleep" e durante as jornadas de Sora e Riku no "Kingdom Hearts" original. A narrativa é um mero bônus, que nada muda no tabuleiro de xadrez.

O maior impacto da curta experiência está no fato de que ela revela facetas do aguardado "Kingdom Hearts III".

Uma das novidades é o sistema de objetivos: 'quests' opcionais que podem envolver derrotar inimigos de maneiras específicas ou então encontrar certos segredos pelos mapas. Como recompensas, jogadores que cumprem essas tarefas ganham acesso a acessórios cosméticos que mudam a aparência da heroína Aqua.

Outra função inédita que provavelmente voltará em "Kingdom Hearts III" é a dos comandos reativos. Após usar uma magia de trovão, por exemplo, o jogador consegue construir um combo para ativar quase automaticamente um feitiço mais poderoso do mesmo elemento. É uma maneira inteligente de diversificar as ações que os heróis podem realizar durante os frenéticos combates sem complicar os controles.

"Kingdom Hearts 0.2" pode sanar um pouco da ansiedade pelo 3º capítulo principal da saga. Mas também pode deixar a espera ainda mais difícil, já que serve como um sinal de que o game está andando no caminho certo.