Topo

Antes da Bethesda, "Fallout 3" teve duas versões canceladas

Jogo da Bethesda na verdade é a terceira versão de "Fallout 3" a ser desenvolvida - Divulgação
Jogo da Bethesda na verdade é a terceira versão de "Fallout 3" a ser desenvolvida Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/01/2017 15h07

Lançado em 2008, "Fallout 3" foi um marco importante para a série de RPG pós-apocalíptica, com a Bethesda trazendo uma franquia de nicho do PC para um público maior ao adaptar mecânicas da série "The Elder Scrolls".

Muito antes disso, porém, o Black Isle Studios - que desenvolveu os dois primeiros jogos da série - tentou criar uma nova sequência para o jogo antes de ser fechado pela publisher Interplay

Segundo o CEO da Obsidian Entertainment e antigo chefe do Black Isle, Feargus Urquhart, revelou em entrevista com o site IGN que "Fallout 3" teve duas versões dentro do estúdio original, sendo que a primeira acabou virando o jogo "Icewind Dale".

De acordo com Urquhart, o plano do primeiro projeto tinha como objetivo trazer gráficos 3D à franquia.

"Agora 3D era a nova sensação", disse. "Então íamos mudar de um motor gráfico 2D para um em 3D, e começamos a trabalhar nesta tecnologia tridimensional chamada NDL".

"O que aconteceu foi que, enquanto estávamos seguindo em frente e aprendendo muito, a Interplay começou a ter problemas financeiros - e é daí que veio 'Icewind Dale'", continuou. "O time de 'Fallout 3' virou o time de 'Icewind Dale'."

Lançado em 2000, "Icewind Dale" é um game licenciado de "Dungeons & Dragons" visto como um "contraponto" para a série "Baldur's Gate" da Bioware, dando mais foco aos calabouços e combate e menos para a narrativa.

O segundo projeto, mais conhecido por fãs da série, foi o de codinome "Van Buren", que acabou sendo cancelado graças ao fechamento do Black Isle, em 2003.

Como o mundo dá voltas, veteranos do estúdio tiveram a chance de voltar a trabalhar com a série dentro da Obsidian, e implementaram e retrabalharam diversas ideias e conceitos de "Van Buren" no jogo "Fallout: New Vegas".