Topo

Cenas mais violentas de "Resident Evil 7" são censuradas no Japão

Apesar da grande ênfase do jogo ser na violência e no horror, "Resident Evil 7" passou por alterações consideráveis em sua versão japonesa - Divulgação
Apesar da grande ênfase do jogo ser na violência e no horror, "Resident Evil 7" passou por alterações consideráveis em sua versão japonesa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/02/2017 11h47

Apesar de ser um game produzido por uma empresa japonesa, "Resident Evil" teve seu conteúdo sensivelmente alterado na versão lançada no país. Basicamente, as cenas mais violentas do game foram substituídas por outras menos horripilantes.

Há, pelo menos, quatro momentos nos quais o jogo passou por alterações, apontados pelo canal de YouTube Censored Gaming. É importante frisar que as informações a seguir contém revelações do enredo.

Resident Evil 7 - censura japonesa - versão americana da geladeira - Reprodução - Reprodução
A cabeça deformada encontrada na geladeira na versão ocidental do game...
Imagem: Reprodução

Resident Evil 7 - censura Japonesa - foto - Reprodução/Censored Gaming - Reprodução/Censored Gaming
... acabou virando uma foto que indica que uma pessoa morta.
Imagem: Reprodução/Censored Gaming

A primeira dela ocorre quando Ethan abre uma geladeira e encontra uma cabeça deformada. Na versão japonesa do game, a parte do corpo foi substituída por uma foto indicando que a pessoa retratada estava morta. Posteriormente, enquanto Ethan precisa enfiar a mão em um corpo decapitado para recuperar uma chave na versão ocidental do jogo, na japonesa essa chave está sobre um corpo em fase de decomposição.

Resident Evil 7 -  mão cortada nos EUA - Reprodução/Censored Gaming - Reprodução/Censored Gaming
Enquanto na versão ocidental do jogo a mão encontrada por Ethan está coberta de sangue...
Imagem: Reprodução/Censored Gaming

Resident Evil 7 - mão na versão japonesa - Reprodução/Censored Gaming - Reprodução/Censored Gaming
... na versão japonesa, essa mão possui uma meleca escura cobrindo o ferimento.
Imagem: Reprodução/Censored Gaming

A cena na qual o policial é morto por Jack também foi alterada. Ao invés do golpe de pá cortar a cabeça do homem em duas partes, no game japonês elas permanecem juntas. E, por fim, quando o protagonista encontra uma mão amputada coberta de sangue na versão ocidental, na japonesa o sangue foi substituído por um líquido escuro.

A Capcom não se manifestou sobre as razões para essas alterações - ou, ainda, se a versão japonesa do game seria a original e, a ocidental, a modificada. Jogos do tipo, entretanto, costumam passar por um tratamento para baixar o tom da violência. Um exemplo foi com "The Evil Within", game de Shinji Mikami - o criador da série "Resident Evil" - que também passou por mudanças para ser lançado no Japão.