Topo

Ele resolveu zerar todos os jogos lançados para NES - e são mais de 700

Após quase 3 anos, Piotr Delgado Kusielczuk deve terminar seu último jogo de NES no domingo (26) - Reprodução
Após quase 3 anos, Piotr Delgado Kusielczuk deve terminar seu último jogo de NES no domingo (26) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/02/2017 12h38

Em maio de 2014, o polonês e mexicano Piotr Delgado Kusielczuk encontrou uma nova missão de vida.

Conhecido na comunidade de speedrunners - que se dedica a terminar games da forma mais rápida possível -, como "The Mexican Runner" , o jogador estava exausto após dedicar um mês para encontrar formas de terminar "Super Castlevania IV" com rapidez, e precisava de um novo hobby.

De brincadeira, um amigo chileno sugeriu para que ele terminasse todos os jogos lançados no Nintendinho.

Kusielczuk aceitou o desafio, e após quase três anos e 714 jogos, sua aventura - que chamou de NESMAnia - vai chegar ao fim.

Para isso, o jogador dedicou centenas de horas aos mais variados tipos de games: desde "Super Mario" até RPGs como "Ultima IV" até mesmo o guia de piano "Miracle Piano Teaching System".

Alguns deles levaram menos de 10 minutos, enquanto jogos mais densos como o RPG "Might and Magic Book One: The Secret of Inner Sanctum" levou quase 87 horas para ser terminado.

"Eu era como uma criança que a grande ideia de subir uma montanha sem pensar nas consequências e segui em frente", disse o jogador em entrevista com o site Kotaku. "Quando estava por volta do game 50 comecei a perceber que o jogo levaria anos."

A jornada de Kusielczuk terá fim neste domingo (26), quando ele pretende terminar "Super Mario Bros. 3", transmitindo o feito via seu canal no Twitch.

Para quem quiser ver mais do projeto NESMania, acesse o site oficial ou assista os melhores momentos no canal de YouTube do Mexican Runner.