Topo

Xbox One terá óculos de realidade virtual

Versão da Acer de novo dispositivo de realidade mista da Microsoft. - Reprodução
Versão da Acer de novo dispositivo de realidade mista da Microsoft. Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 08h45

Durante a feira GDC 2017, a Microsoft revelou o Windows Mixed Reality, um novo óculos de realidade virtual que será compatível com o Xbox One e o Project Scorpio elaborado pela fabricante de hardware Acer.

O dispositivo, que até então só havia sido confirmado para computadores, agora também terá compatibilidade com os consoles de videogame da empresa.

"Também estamos felizes em compartilhar que as experiências do Windows Mixed Reality irão iluminar outros dispositivos com o tempo, e não apenas computadores de mesa e o Microsoft HoloLens", escreveu Alex Kipman no blog da empresa. "Nosso plano é de trazer a realidade mista para a família de dispositivos Xbox One, incluindo o Project Scorpio, em 2018."

Brasileiro, Kipman é uma das principais mentes por trás do Kinect e HoloLens.

O termo "realidade mista" indica que o dispositivo da Microsoft quer implementar elementos tanto de realidade virtual quanto realidade aumentada, ao contrário de óculos como o PSVR, HTC Vive e Oculus Rift, que só dão foco ao elemento de VR.

Além da Acer, o Windows Mixed Reality também terá versões desenvolvidas por empresas como Dell, Asus, HP e LeNovo. Todos estes aparelhos terão duas telas de cristal líquido com resolução 1440 por 1440, taxa de refresh de 90 Hz, canal de áudio e microfone embutidos, e entrada para cabo HDMI 2.0 e USB 3.0.

Kits de desenvolvimento da plataforma estão sendo vendidos por US$ 300, mas ainda não tem data de lançamento para uma versão comercial.