Topo

Para Jair Bolsonaro, criança jogar game violento é "um crime"

Do UOL, em São Paulo

07/03/2017 16h13

O deputado federal Jair Bolsonaro foi tema de mais uma polêmica nos últimos dias quando um vídeo de sua participação no Programa Mulheres, da TV Gazeta, gravado em 24 de maio de 2013, voltou a circular pela Internet. No vídeo em questão, o parlamentar afirma que "isso leva a molecada a perder o freio. Por exemplo: videogame é um crime. Você tem que coibir o máximo possível, não aprende nada".

UOL Jogos entrou em contato com o gabinete do deputado federal para saber se ele mantinha essa posição de que games eram "um crime" e deveriam ser coibidos. Quem atendeu a reportagem foi o filho do parlamentar, o também deputado Eduardo Bolsonaro.

Falando pelo seu pai, Eduardo afirmou que ele se referia a "jogos violentos", não a games em geral. "É impensável que uma criança jogue games como 'GTA'", apontou. Segundo ele, há games úteis, como "simuladores que pilotos de avião ou de corrida usam para treinar".

Ao ser lembrado de que, no Brasil, os jogos passam pela Classificação Indicativa do Ministério da Justiça - que não impede, por exemplo, a venda de games violentos para crianças, mas permite aos pais saberem o que seus filhos estão consumindo -, Eduardo foi taxativo: "Isso é uma farsa. A ideia é proibir mesmo. Meu filho de dez anos quase comprou um 'GTA' em uma loja aqui de Brasília", contou.

Caso a ideia da proibição estivesse em vigor e seguindo a atual classificação brasileira, a venda de games como "Call of Duty: Infinite Warfare", "Battlefield 1", "Rainbow Six: Siege", "Counter-Strike: Source" e "Gears of War 4" para menores de 16 anos seria crime. Já games como "Mafia III" e "GTA V" só poderiam ser comprados por quem tivesse ao menos 18 anos, um tipo de controle que soa complicado se considerarmos as plataformas de vendas online.