Topo

Ele deu uma nota "baixa" pra Zelda e agora está sob ataque de hackers

Alguns fãs da Nintendo não gostaram nem um pouco da nota dada por Jim Sterling e atacaram o jornalista nas redes sociais - Reprodução
Alguns fãs da Nintendo não gostaram nem um pouco da nota dada por Jim Sterling e atacaram o jornalista nas redes sociais Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/03/2017 10h06

"The Legend of Zelda: Breath of the Wild" tem colecionado notas altas da imprensa especializada, o que colocou o game como um dos melhores de todos os tempos no Metacritic, site que agrega notas dadas a diversas produções audiovisuais. Por lá, ele tinha uma nota 98, o que fazia com que ele dividisse a segunda colocação outros quatro games: "Tony Hawk's Pro Skater 2", para PlayStation; "GTA IV", para PS3; "SoulCalibur", para DreamCast; e "GTA IV", para Xbox 360, atrás apenas de "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", que tem uma nota 99. Isso durou até a publicação da análise do jornalista Jim Sterling, ex-editor do site Destructoid e, hoje, um jornalista freelancer.

Ao dar uma nota 7 ao jogo, Sterling acabou fazendo com que o novo "Zelda" caísse algumas posições no ranking do Metacritic e ficasse com a nota 97. Isso enfureceu fãs do game e da Nintendo e, após a polêmica, o site do jornalista sofreu um ataque de hackers, ficando fora do ar. Ainda que não haja confirmação sobre a origem do problema, segundo Sterling há ligação direta entre a nota para "Zelda" e a queda do site.

A nota de Sterling gerou diversas teorias entre os fãs mais fervorosos da franquia. Isso inclui a hipótese do jornalista estar se vingando da Nintendo após ter problemas de direitos autorais em vídeos nos quais ele analisava jogos da empresa e que, ao não ter mais a nota 98, o novo "Zelda" não teria mais a mesma força para impulsionar as vendas do Switch, o que prejudicaria os negócios da Nintendo.

Entre as críticas de Sterling está o fato de que o game aumenta seu grau de dificuldade simplesmente colocando inimigos que matam Link com menos golpes, além de mecânicas como o sistema de quebra de armas, além de questões técnicas como quedas de frame constantes.

No momento, o site de Sterling já voltou ao ar. "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" marca a estreia de um mundo aberto na franquia e é o principal game de lançamento do Switch. Por outro lado, ele também é o último jogo da Nintendo para o Wii U.

Veja trailer de "The Legend of Zelda: Breath of the Wild"

Start